Alonso prega foco em manter série de idas ao Q3 no GP do Japão: "Será apertado"

Ressaltando o prazer de pilotar em Suzuka, Fernando Alonso disse que quer manter escrita de levar Aston Martin ao Q3 em todas as etapas da Fórmula 1 na temporada 2023

Fernando Alonso encerrou o primeiro dia de atividades do GP do Japão, nesta sexta-feira (22), com o mesmo resultado nos dois treinos livres que abriram o fim de semana: o 6º lugar. 1s atrás do líder Max Verstappen no TL1 e 0s8 no TL2, o espanhol disse que ainda precisa analisar os dados coletados pela equipe para entender a competitividade do carro na 16ª etapa do campeonato.

"Vamos ver. Acabamos de sair do carro, então, ainda não temos ideia sobre os dados que coletamos hoje", explicou Alonso. "Então, vamos analisar tudo isso hoje. Espero que sejamos competitivos amanhã", disse.

Relacionadas

Dono de uma das ultrapassagens mais icônicas da Fórmula 1 no Circuito de Suzuka, sobre Michael Schumacher no GP do Japão de 2005, Alonso fez questão de elogiar a pista japonesa e ressaltar o prazer que sente ao percorrer as voltas do traçado.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DO JAPÃO, SUZUKA, QUINTA-FEIRA, ASTON MARTIN, FERNANDO ALONSO, AFP
Alonso foi ao Q3 em todas as 15 corridas da temporada até aqui (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"[O carro] pareceu bom, confortável", afirmou. "Mas, é claro, sempre que você vem a Suzuka, há uma boa sensação nesse circuito. A Fórmula 1 é feita para esse tipo de pista, então, foi um prazer pilotar hoje. Vamos ver se também conseguimos ser rápidos", declarou.

Por fim, o bicampeão mundial destacou o equilíbrio do pelotão e disse que espera, na classificação deste sábado, manter a sequência de idas ao Q3 — que se estende desde a abertura da temporada, no GP do Bahrein.

"Vamos ver. Estivemos no Q3 em todas as corridas até aqui, então, o objetivo é continuar essa série", frisou. "Esse é nosso alvo, mas será apertado", finalizou.

GP do Japão continua na noite desta sexta, com o TL3 a partir das 23h (horário de Brasília). No sábado, a classificação está prevista para as 3h. A corrida está marcada para a madrugada de domingo, às 2h.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.