Alonso elogia Verstappen, mas diz que título em 2025 “depende de desempenho do carro”

Fernando Alonso voltou a elogiar Max Verstappen e colocou o neerlandês como um forte candidato ao título. No entanto, reforçou que a Red Bull precisa entregar um carro competitivo

Fernando Alonso nunca escondeu a admiração que tem por Max Verstappen e já elogiou o neerlandês inúmeras vezes. Agora, ao comentar a possibilidade de o piloto da Red Bull virar o jogo contra a dupla da McLaren em 2025, o bicampeão até reconheceu que é possível. No entanto, disse que a equipe austríaca vai precisar oferecer um carro muito competitivo nas cinco etapas restantes.

A McLaren despontou como potência na temporada 2025 e, em dado momento, a briga pelo Mundial de Pilotos se resumiu a Lando Norris e Oscar Piastri. Mas uma atualização no assoalho do RB21, introduzida em Monza, colocou Verstappen de volta na disputa. Desde então,  o tetracampeão marcou 101 pontos dos 108 disponíveis.

[relacionadas]

Com um aproveitamento tão alto e se valendo dos deslizes de Norris e Piastri, Verstappen reduziu a desvantagem no Mundial de Pilotos para 40 pontos e agora precisa descontar oito por fim de semana em relação a Oscar para assegurar o título.

Alonso acredita que, por ter menos pontos, Verstappen tem uma ligeira vantagem psicológica sobre a dupla papaia. Além disso, vê o neerlandês como real candidato a ficar com a taça, desde que a Red Bull entregue um equipamento competitivo.

Max Verstappen venceu três das últimas quatro corridas da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“O azarão sempre tem uma vantagem psicológica maior por causa da probabilidade. A disputa de Lando com Charles [nos EUA] foi um exemplo. Lando conseguiu a ultrapassagem no final, mas precisou pensar bem em como atacar”, disse Alonso.

“Não acho [que Verstappen entrou na mente dos pilotos da McLaren]. As coisas apenas mudam de uma semana para a outra. Existe a sensação de que o campeonato está em aberto, mas pode ser que Lando vença a próxima corrida com 30s de vantagem e Oscar fique em segundo. Nesse cenário, Max não teria chances porque o carro não tem o rendimento necessário. Max é ótimo, mas o desempenho do carro até Abu Dhabi vai determinar o vencedor”, finalizou Alonso.

Fórmula 1 volta de 24 a 26 de outubro com o GP da Cidade do México. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO no Autódromo Hermanos Rodríguez para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Daniel Balsa.

GP da Cidade do México de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 115:3017:3019:3020:30
Treino livre 219:0021:0023:000:00
Treino livre 314:3016:3018:3019:30
Classificação18:0020:0022:0023:00
Corrida17:0019:0021:0022:00

*Horário de Brasília