Alonso detalha ultrapassagens na largada em Zandvoort: "Todos cautelosos"
Fernando Alonso quebrou o jejum de corridas fora do pódio na Holanda depois de fazer uma ultrapassagem monumental sobre George Russell e Alexander Albon na curva 3
Fernando Alonso foi um dos destaques positivos do GP da Holanda, realizado no último domingo (27). Depois de cravar o quinto tempo na classificação, o bicampeão teve uma grande largada na corrida e fez uma inesperada ultrapassagem dupla sobre George Russell e Alexander Albon na curva 3. O espanhol, que aposta que o movimento vai ganhar o prêmio de ultrapassagem do mês, acredita que a manobra só foi bem sucedida porque os rivais estavam muito cautelosos nos metros iniciais.
Alonso, na verdade, já estava com planos de atacar os pilotos que estavam à sua frente naquele ponto da pista. A ideia, no entanto, acabou surgindo por acaso, quando deu passagem para outros carros passarem, ainda durante os treinos livres.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Foi durante o TL1 ou TL2. Estava molhado e em uma das voltas deixei alguns carros entrarem no traçado de corrida normal e encontrei muita aderência por dentro, apenas deixando os pilotos passarem. Então eu fiquei com isso na cabeça o tempo todo, o fim de semana todo, caso estivesse molhado. Eu estava pronto para tentar novamente”, lembrou o titular da Aston Martin.
Contudo, quando a corrida estava prestes a começar e a chuva começou a dar as caras, Alonso teve receio em realizar a manobra. Afinal, estava com compostos para pista seca e não sabia o quão boa seria a aderência na curva 3.
“Quando estávamos no grid e as luzes vermelhas estavam acesas para o início da corrida tinham muitos pingos caindo na viseira. Então é o pior sentimento que você pode ter. Porque você está pronto para começar a corrida com um pneu slick e no seu visor você vê que está chovendo, então você não tem ideia da aderência que encontrará na frenagem da curva 1, ou na curva 3”, admitiu o asturiano.
“Então pensei ‘todos serão um pouco cautelosos com o nível de aderência na entrada e na saída da curva 3’. Então decidi que passar por dentro poderia funcionar e sim, ultrapassei dois carros. Essa deve ser a ultrapassagem do mês, novamente. Espero”, finalizou.
A Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 1 e 3 de setembro, com o GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.