Alonso descarta pontuar em "fim de semana doloroso" para Aston Martin nos EUA

Fernando Alonso não tem esperanças de um bom desempenho da Aston Martin em Austin e já está pensando no GP do México

O fim de semana do GP dos Estados Unidos vai, até o momento, se desenhando frustrante para a Aston Martin e Fernando Alonso. A equipe inglesa passou longe da zona de pontuação na corrida sprint realizada neste sábado (21), com o espanhol chegando apenas na 13ª posição. O bicampeão já prevê que a equipe sairá zerada de Austin e afirmou que não há motivação para a prova principal.

Na largada, Alonso perdeu uma posição para Esteban Ocon na primeira curva e depois caiu mais dois lugares devido a um duelo acirrado com Lance Stroll e Kevin Magnussen, que terminou com Alonso saindo da pista na curva 12. Durante a prova, o #14 ainda conseguiu uma pequena recuperação.

[relacionadas]

"Fomos pouco competitivos, muito lentos, sem ritmo desde o treino livre, além das duas classificações e agora, na corrida sprint, nada mudou. Estamos muito lentos e sem ritmo, então, zero ponto hoje, e, amanhã, saindo ainda mais atrás, possivelmente não pontuaremos também”, desabafou o espanhol.

Alonso ainda destaca que a Aston Martin assumiu um grande risco ao enfrentar as duas sessões de classificação e corrida sem poder testar adequadamente o extenso conjunto de atualizações introduzido em Austin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Bicampeão mundial afirmou que pode até largar dos boxes para tentar ao diferente (Foto: Aston Martin)

"Assumimos muitos riscos ao introduzir o novo pacote em um fim de semana com apenas uma sessão de treinos. Agora estamos pagando o preço por isso da pior maneira possível. Está sendo um fim de semana doloroso, difícil de digerir, mas precisamos tentar aprender, fornecer à equipe o máximo de informações que for possível e, no México, com mais treinos, tentaremos otimizar um pouco o carro", resumiu o bicampeão.

No entanto, o espanhol reforça que a equipe precisa melhorar o AMR23 visando vitórias e não apenas marcar pontos. "Temos de tomar essas decisões corajosas e esperamos colher os benefícios no final do ano, quando tivermos mais informações sobre o pacote", afirmou Alonso.

"Se hoje partimos em 12º e terminamos em 13º, amanhã, partindo em 17º, nem podemos imaginar o resultado - é o que temos de enfrentar agora. Discutiremos o que fazer, talvez sair do pit-lane ou algo do tipo, porque dar 56 voltas apenas por dar - são muitos giros. É um fim de semana ruim, é isso. Virão outros melhores", concluiu o bicampeão mundial.

Fórmula 1 está em Austin neste final de semana, onde acontece o GP dos Estados Unidos, 18ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, a corrida sprint acontece às 19h (de Brasília, GMT-3). Já no domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.