Alonso critica falta de ultrapassagens "em toda F1" após GP do Japão: "Sempre assim"
Fernando Alonso disse que "Suzuka parece Mônaco", mas sugeriu que carros menores do regulamento de 2026 podem melhorar espetáculo da F1
O GP do Japão de F1 foi praticamente uma procissão por conta das poucas ultrapassagens durante as 53 voltas de corrida realizada neste domingo (6). Fernando Alonso, que terminou no 11º lugar, disse que Suzuka "parece Mônaco" nesse aspecto, mas considerou que a categoria como um todo tomou um caminho que tem feito o número de ultrapassagens diminuir.
Tradicional na F1, Suzuka é uma das pistas preferidas dos pilotos pelo desafio que o traçado seletivo proporciona. Porém, a pista estreita e com poucos pontos de ultrapassagem não tem produzido corridas emocionantes nos últimos anos.
Alonso indicou que a pista japonesa, assim como o lendário palco do GP do Mônaco, são traçados em que existem mais dificuldades para realizar ultrapassagens, mas que tem sido mais complicado superar os adversários na F1 por conta dos carros cada vez maiores.
Atualmente, os bólidos da categoria tem 5,63 m de largura e 2 m de comprimento. Para 2026, quando a F1 terá um novo regulamento, com carros menores, mais estreito e mais leves. A distância entre eixos cai de um máximo de 3.600 mm para 3.400 mm, enquanto a largura foi reduzida de 2.000 mm para 1.900 mm. A largura máxima do piso será então reduzida em 150 mm. Os pneus seguem com 18″, mas a largura dos pneus dianteiros será reduzida em 25 mm e a traseira em 30 mm, com perda mínima de aderência. Nisso está a esperança de Alonso por corridas com mais ultrapassagens.

"Penso em como eram as coisas no passado e sempre foi assim. Chegamos na quinta-feira e diziam que seria o melhor GP do ano. Veio o domingo e não tivemos ultrapassagens. Parece Mônaco. Todos querem correr ali, mas ficamos surpresos ao ver que ninguém passa", disparou Alonso.
"É assim em Suzuka, em Mônaco e um pouco em toda F1. Tem adrenalina no sábado. Talvez com as regras do ano que vem, com os carros menores, podemos ter mais ultrapassagens", encerrou Alonso.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA MAIS: Verstappen domina Norris e vence parado GP do Japão de Fórmula 1. Bortoleto é 19º