Alonso celebra ida ao Q3, mas admite dificuldades no Japão: "Difícil encontrar ritmo"

Fernando Alonso manteve escrita de ir a todos os Q3 da temporada, mas admitiu que o ritmo do carro da Aston Martin esteve longe do ideal na classificação do GP do Japão

Fernando Alonso cumpriu o objetivo traçado pela Aston Martin após os dois primeiros treinos livres do GP do Japão, realizado neste fim de semana, e levou a equipe britânica ao Q3 pela 16ª vez em 16 etapas na temporada. No entanto, na última fase da classificação, o bicampeão não passou da 10ª posição, o que o fez admitir as dificuldades com o ritmo do AMR23. Por outro lado, o asturiano se disse satisfeito com o próprio rendimento nas voltas lançadas.

"Para nós, foi difícil achar qualquer ritmo a mais hoje", admitiu Alonso. "Extraí o máximo de minhas voltas, e estou feliz por manter minha série de aparições no Q3. De pista para pista, o nível de performance continua mudando. No papel, sabíamos que seria um desafio hoje", explicou.

Relacionadas

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alonso não teve uma classificação fácil em Suzuka e terminou com o 10º lugar (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Apesar da classificação tímida da Aston Martin, que ainda teve Lance Stroll em 17º, Alonso mantém a fé de que será possível somar pontos na prova de domingo. Como argumento, o espanhol afirmou que o ritmo do carro inglês costuma ser melhor nas corridas do que nas definições de grid.

"Será uma corrida interessante, e estamos otimistas em marcar bons pontos amanhã", garantiu. "Normalmente, somos melhores nas corridas, então, vamos ver o que podemos fazer", finalizou o bicampeão mundial.

Max Verstappen larga em primeiro, seguido por Lando Norris, Charles Leclerc, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Yuki Tsunoda e Alonso, que completa o grupo dos dez primeiros colocados. A largada está prevista para as 2h (horário de Brasília).

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka. No domingo, a corrida também conta com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.