F1 mira expansão na Ásia, e Tailândia tem desejo de sediar GP em circuito de rua

A Fórmula 1 está conversando com diferentes países asiáticos para realizar mais uma prova no continente. Tailândia e Coréia do Sul são os principais candidatos a receberem a categoria

A Fórmula 1 segue com seu processo de expansão no mercado asiático e busca realizar mais uma corrida no continente. Após a passagem da categoria pela China — que ficou de fora do calendário por quatro temporadas por causa dos efeitos da Covid-19 —, o CEO Stefano Domenicali vai visitar mais dois países para conversar sobre a possibilidade da realização de uma prova no futuro. A informação é do portal RacingNews365.

Uma das opções apontadas é a Tailândia. Cabe lembrar que o país é representado na categoria por Alexander Albon, que apesar de ter nascido na Inglaterra, é de família tailandesa e corre utilizando a bandeira do país. Além disso, a família Yoovidhyas, acionista majoritária do grupo Red Bull — detentora da equipe que domina o esporte atualmente —, é de origem tailandesa.

[relacionadas]

Por isso, do ponto de vista comercial, faz muito sentido que a Fórmula 1 visite a Tailândia. Inclusive, já se tem o local pretendido para a realização da corrida.

“Basicamente, se a F1 for realizada na Tailândia, queremos que seja nas estradas – se possível, em Ratchadamnoen, perto da ilha Rattanakosin. Atualmente estamos trabalhando no assunto”, apontou Chai Watcharong, porta-voz do governo.

O acionista majoritário do grupo Red Bull também é tailandês (Foto: Red Bull Content Pool)

Mas de acordo com a categoria, o que não faltam são países interessados em receber o esporte. Quem também é cotado para voltar a realizar uma corrida é a Coreia do Sul, que foi palco da F1 entre as temporadas 2010 e 2013. As conversas, no entanto, ainda estão em fase embrionária. 

F1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!