F1 vê 24 corridas como “número certo” e abre caminho para revezamento na Europa

Stefano Domenicali afirmou que considera 24 etapas o número ideal para a Fórmula 1. Ainda assim, o dirigente abriu a porta para um revezamento de praças na Europa, já que considera que o caminho é manter a globalização do esporte

Chefão da Fórmula 1, Stefano Domenicali acredita que 24 corridas é o “número certo” para o calendário da categoria. Ainda assim, o dirigente abriu caminho para um revezamento de praças na Europa a partir de 2026.

Nos últimos meses, a F1 renovou vários contratos de longo prazo com corridas fora da Europa. Alguns desses vínculos, aliás, são válidos até 2030. Em território europeu, porém, vários circuitos têm acordos apenas até 2025, como é o caso de Zandvoort, Spa-Francorchamps, Ímola, Monza e Mônaco.

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Mesmo olhando com interesse para circuitos fora do Velho Continente, a Fórmula 1 anunciou recentemente que Madri será a casa do GP da Espanha a partir de 2026. Mas, segundo Domenicali, o foco no país ainda é a Catalunha.

Com uma programação cada vez mais inchada e muitos locais diferentes interessados em receber corridas, surgiram rumores de um revezamento entre as corridas da Europa.

Domenicali defendeu o calendário de 24 etapas (Foto: F1)

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Questionado sobre a temporada 2026, Domenicali respondeu: “É um ano em que teremos muitos GPs, especialmente na Europa, onde podemos seguir opções diferentes. Acho que Madri mostra algo que foi muito importante para nós, ver a atenção que a F1 tem ali, também no Velho Continente, onde todos pensavam: ‘Ah, sabe, precisamos ir para fora da Europa, pois não há mais ninguém interessado’. Mas nós mostramos o contrário”.

O dirigente revelou que conversa com as praças europeias e sinalizou para a possibilidade de um revezamento.

“Acho que em 26 vocês verão algo interessante. Estamos discutindo com outros promotores da Europa para fazer algo que será anunciado em breve”, contou Stefano. “Mas Madri será um grande impulso, pois o evento será organizado em um lugar no entorno de uma área de convenções para permitir que os fãs tenham a oportunidade de viver aquele evento de maneira incrível”, continuou.

“Mas o foco na Espanha é em Barcelona. Temos um grande comprometimento para fazermos um GP lá nos próximos anos”, apontou.

Domenicali falou, ainda, sobre as últimas renovações com contrato de longo prazo. De acordo com o dirigente, não é apenas uma questão de garantir o fluxo financeiro, mas também de estabilidade para preparar os eventos.

“Sempre que tomamos uma decisão em relação a uma renovação, têm muitos elementos que devemos considerar. Antes de mais nada, claro, o aspecto financeiro é relevante, sem dúvidas”, disse. “E o fato de podermos estabilizar com certos promotores, que acreditamos representarem oportunidades incríveis, em termos da nossa estabilidade nesses mercados, é um elemento relevante a considerar”, defendeu.

“O fato de terem visto nos últimos anos que pudemos ratificar acordos incríveis com certos promotores significa, de um lado, claro, um pacote financeiro muito interessante”, assumiu. “Mas, por outro lado, uma oportunidade incrível para desenvolvermos o nosso negócio em outras áreas que estão acima da taxa promocional relacionada. E essa é realmente a nossa abordagem”, garantiu.

Por fim, dias após alguns pilotos criticarem o tamanho do calendário da F1, Domenicali garantiu que não há interesse em passar de 24 corridas.

“Está claro que, se você vê o desenvolvimento da nossa regionalização do calendário, passamos de muito centrados na Europa para um desenvolvimento muito global, o que precisa ser mantido no futuro”, considerou. “Só quero confirmar que acredito que 24 corridas é o número certo. Acho que estamos na direção certa, da maneira como mencionei um pouco antes, pelo fato de termos certas oportunidade que queremos trazer para o mercado nos próximos anos, começando a partir de 2026”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade. Na sexta-feira, o TL3 abre o dia às 9h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação a partir das 13h. A largada está marcada para as 12h do sábado.