Ocon aponta dedo e culpa F1 por mal-estar em Abu Dhabi: "Corpo não é feito para 24 GPs"

Esteban Ocon, que chegou em Abu Dhabi doente, afirmou que número de provas da temporada atual pode ter contribuído para seu mal-estar

Esteban Ocon apareceu para o GP de Abu Dhabi não se sentindo muito bem fisicamente. O francês da Alpine explicou, após a classificação realizada neste sábado (25), que suspeita que seu estado esteja relacionado a demandas do cronograma atual da Fórmula 1, que contou em 2023 com 22 provas realizadas. O #31 acabou não estando presente para as coletivas de imprensa que os pilotos participam na quinta-feira.

Muitos pilotos e membros das equipes afirmaram que foram submetidos a grande desgaste por conta da sequência Las Vegas/Abu Dhabi, apesar da diferença de 12 horas entre as localidades. As exigências da prova em Nevada foram amplificadas pela corrida ter sido à noite.

[relacionadas]

"Não tenho certeza se isso vem devido aos horários de Las Vegas, mas não vimos o sol por quatro dias. Há muitas coisas que estão pressionando nossos corpos”, disse o francês para o site RaceFans

"Normalmente, quando você volta para casa daqui de Abu Dhabi é que ficamos doentes. É uma corrida a mais do que no ano passado. Nosso corpo foi projetado para isso, não para 24 ou 23 corridas. Vamos ver se conseguimos escapar disso [ficar doente] no próximo ano", completou Ocon.

Ocon conquistou a 12ª posição na classificação deste sábado (Foto: AFP)

Após se classificar em 12º no grid para a corrida deste fim de semana, duas posições atrás de seu companheiro de equipe, Ocon disse estar satisfeito com seu desempenho dadas as circunstâncias.

"Obviamente, não é ideal ficar na cama por dois dias antes de uma corrida de F1. Mas acho que ainda fizemos um bom trabalho considerando tudo isso, além de não ter participado do TL1”, afirmou.

"Começamos muito bem com a classificação. Acho que estávamos com um desempenho decente. Apenas a última volta que não foi ideal em termos de ritmo e de como sentíamos o carro, que estava saindo de frente. Caso contrário, acho que teria sido o suficiente para o Q3. Então, veremos amanhã. Acredito que há mais ritmo do que mostramos hoje no carro, e, se der tudo certo, que possamos pontuar”, concluiu Ocon.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No domingo, a largada está programada para as 10h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!