Estatísticas de Shanghai: Terceiro 'Grand Slam' para Hamilton
Lewis Hamilton venceu pela quinta vez na China em 11 participações. Entretanto, a Mercedes triunfou pelo quarto ano consecutivo em Shanghai.
Hamilton tornou-se o segundo piloto da história - depois de Michael Schumacher a vencer por cinco vezes em três ou mais circuitos - no caso do britânico Shanghai, Circuit Gulles Villeneuve e Hungaroring.
Para além da 54ª vitória da carreira, Hamilton obteve também a sua 32ª volta mais rápida e liderou todas as voltas. Combinando isso com a sua 63ª pole position no Sábado, o piloto da Mercedes conquistou o terceiro 'Grand Slam' da carreira (pole, volta mais rápida, vitória e liderança em todas as voltas).
Falando de Vettel - que somou o seu 5º pódio na China - Hamilton está agora com os mesmos pontos que o alemão - a primeira vez que isso acontece desde 2012, quando Vettel e Fernando Alonso saíram do Grande Prémio de Espanha com 61 pontos.
Max Verstappen partiu de 16º e terminou em terceiro, assegurando um pódio Mercedes-Ferrari-Red Bull pelo segundo ano consecutivo. Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen também terminaram nas mesmas posições de 2016.
Foi o oitavo pódio de Verstappen na F1, mas o primeiro obtido após partir fora doz dez primeiros. O outro piloto a conseguir tal feito em Shanghai foi Mark Webber, em 2011.
Carlos Sainz foi sétimo, pontuando pela segunda vez consecutiva e igualando o seu segundo melhor resultado na F1.
O oitavo lugar de Kevin Magnussen foi o melhor resultado do dinamarquês desde o Grande Prémio da Rússia de 2016. Foram também os primeiros pontos da Haas em 2017.
Com Sergio Perez e Esteban Ocon a serem nono e décimo (pela segunda vez consecutiva), é a única equipa para além de Mercedes e Ferrari a colocar dois carros nos pontos nas duas primeiras corridas do ano.
Perez é o piloto que pontua há mais corridas consecutivas na F1 - 12.
Renault, Sauber e McLaren continuam à procura dos primeiros pontos em 2017. A McLaren registou o primeiro duplo abandono desde Singapura em 2015.
Lance Stroll abandonou depois de um toque com Perez, tendo completado apenas 40 das 113 voltas possíveis esta época.