Estatísticas da Austrália: Vettel coloca Ferrari no topo cinco anos depois

Sebastian Vettel assegurou a primeira vitória da Ferrari numa corrida de abertura da temporada desde que Fernando Alonso venceu na estreia pela Scuderia em 2010.

Esta foi também a primeira vitória da equipa na Austrália desde o Grande Prémio de 2007, quando Kimi Raikkonen triunfou - também na sua estreia.

[relacionadas]

Vettel conquistou a 43ª vitória da carreira e a quarta pela Ferrari. O alemão não vencia com a Scuderia desde o Grande Prémio de Singapura de 2015, há 28 corridas.

Foi a segunda vez que Vettel venceu a corrida de abertura. A primeira foi em 2011, quando dominou o campeonato de início a fim.

Vettel é o primeiro piloto 'não Mercedes' a liderar o campeonato desde que... Sebastian Vettel ganhou o seu último título pela Red Bull, em 2013.

A Ferrari lidera o campeonato pela primeira vez desde o Grande Prémio do Japão de 2012 - 1625 dias depois.

Pelo segundo ano consecutivo, a corrida foi ganha pelo piloto que partiu de segundo. Nas duas ocasiões, Hamilton esteve na pole.

Com a segunda posição, Hamilton obteve o seu 105º pódio e está a apenas um de igualar Alain Prost. Michael Schumacher detém o recorde com 155 pódios.

Hamilton juntou-se a Michael Schumacher como um dos dois pilotos na história da F1 a liderar mais de 3000 voltas. Hamilton e Schumacher são também os únicos a liderar mais de 100 corridas.

Kimi Raikkonen obteve a 44ª volta mais rápida da sua carreira. Apenas Schumacher tem mais, com 77.

O recorde de Schumacher - 1:24.125 de 2004 - permaneceu intacto, apesar de as previsões antes de corrida terem indicado o contrário. Ainda assim, a volta que deu a pole a Hamilton foi a mais rápida de sempre em Melbourne.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Red Bull não colocou um dos seus carros na grelha de partida para a corrida.

Esteban Ocon tornou-se o 36º francês a pontuar na F1 ao terminar em 10º.

Daniil Kvyat tornou-se o russo com mais Grandes Prémios na F1 - 58 - ao ultrapassar Vitaly Petrov.