Daniel Ricciardo regressa às vitórias em corrida de loucos em Baku

Daniel Ricciardo venceu o Grande Prémio do Azerbaijão depois de partir da 10ª posição, naquela que foi uma das corridas mais caóticas dos últimos anos.

O australiano apostou numa estratégia diferente ao parar para colocar pneus macios logo no início da corrida, evitando depois todas as confusões para ganhar confortavelmente em Baku.

[relacionadas]

Valtteri Bottas protagonizou um acidente com Kimi Raikkonen logo na primeira volta, caindo para a última posição. A partir daí, o finlandês da Mercedes tirou partido de uma série de incidentes para ir subindo na classificação, garantindo a segunda posição em cima da linha de meta.

Depois dos primeiros pontos no Canadá, Lance Stroll surpreendeu tudo e todos ao conquistar o seu primeiro pódio na Fórmula 1, terminando em terceiro depois de perder a segunda posição nos derradeiros metros da corrida.

Logo atrás ficaram Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Os dois primeiros do campeonato envolveram-se numa polémica disputa que resultou na penalização do piloto da Ferrari. Hamilton não pôde aproveitar a passagem de Vettel pela via das boxes já que também teve de parar para trocar o encosto do capacete do Mercedes.

Outro momento polémico foi o acidente entre ambos os Force Indias, que atirou ambos os pilotos para o fundo da classificação. Sergio Pérez acabou, eventualmente, por abandonar, mas Esteban Ocon recuperou até à sexta posição.

Kevin Magnussen chegou a rodar em terceiro mas não resistiu aos ataques dos pilotos mais rápidos, terminando ainda assim em sétimo.

Carlos Sainz assustou-se com o Toro Rosso de Kvyat logo na partida e não evitou um pião, mas conseguiu regressar aos lugares pontuáveis em Baku, enquanto o russo acabou por abandonar.

Fernando Alonso deu os primeiros pontos do ano à McLaren e Pascal Wehrlein colocou o Sauber no último lugar pontuável.

Abandonos

O toque com Bottas na primeira volta e um furo estragaram a corrida de Kimi Raikkonen, que não chegou a terminar a corrida em Baku.

Max Verstappen estava a ser um dos protagonistas da corrida até o seu Red Bull ceder numa altura em que o holandês lutava pelo pódio. Algo semelhante se passou com Felipe Massa, que estava em quarto quando teve um problema no seu Williams.

Jolyon Palmer também abandonou com problemas no Renault, enquanto o seu colega de equipa bateu nas últimas voltas, quando rodava nos lugares pontuáveis.

Classificação do Grande Prémio do Azerbaijão