Consumo de combustível mais elevado em 2017
A introdução de novos regulamentos na Formula 1 para 2017 significa que as equipas poderão utilizar mais 5Kg de combustível, por corrida, do que em relação a 2016. No entanto, as equipas estão preocupadas com a possibilidade de este aumento não ser suficiente, visto que é esperado um consumo superior de combustível por parte dos novos carros.
No ano passado, as equipas começavam os Grandes Prémios com 100 Kg (135 litros) de combustível, um limite que foi aumentado agora para 105 Kg (142 litros) . Os engenheiros acreditam que esta mudança poderá não ser suficiente, principalmente durante os dois primeiros Grandes Prémios da época, na Austrália e no Bahrain.
A primeira metade da temporada pode ficar marcada pelo facto de muitas equipas precisarem de poupar combustível durante as corridas, dizem alguns especialistas.
O Auto Motor und Sport fez os cálculos e concluiu que com a introdução de mais carga aerodinâmica, os carros serão 10% mais resistentes ao ar. Nas retas, os carros serão cerca de 20Km/H mais lentos, mas passarão mais tempo com acelerador ao fundo, algo que representará um aumento no consumo de combustível.
Uma vez que os pilotos terão menos problemas com a durabilidade dos pneus, estes poderão conduzir de forma mais agressiva e assim gastar mais combustível. As equipas que melhor gerirem o consumo de combustível vão ter uma vantagem considerável sobre os rivais.