Consultor da Red Bull diz que Ferrari e Mercedes "regrediram" de 2022 para 2023

Consultor-esportivo da Red Bull, que domina amplamente a Fórmula 1 este ano, Helmut Marko disse que Ferrari e Mercedes regrediram em seus conceitos na virada de 2022 para 2023

Na opinião de Helmut Marko, que desempenha a função de consultor-esportivo da Red Bull, Ferrari e Mercedes regrediram na passagem de 2022 para 2023 na Fórmula 1. Questionado sobre uma aproximação das rivais ao carro taurino no GP do Canadá, disputado no último fim de semana, Marko até reconheceu certa queda de rendimento. Por outro lado, o austríaco pontuou que a soberania de sua equipe se dá também pelas dificuldades de evolução das rivais.

Além da admissão de que a corrida dos taurinos foi um pouco abaixo do normal, sobrou uma cutucada para as rivais no melhor estilo Marko. Segundo o consultor, tanto Ferrari quanto Mercedes chegaram em 2023 sem evoluções em relação ao ano passado, o que fez com que a equipe austríaca disparasse e deixasse a concorrência para trás. Em dias ruins, entretanto, o nível fica melhor equiparado.

Relacionadas

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mesmo com dificuldades com os pneus, Verstappen venceu de ponta a ponta no Canadá (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Todos pensam que a Red Bull é um [carro] fantástico", afirmou. "Sim, é um bom carro. Mas Ferrari e Mercedes não melhoraram em relação ao ano passado. Acho que elas regrediram no começo da temporada. Então, quando não estamos em nosso melhor, elas ficam mais perto. É simples assim", finalizou.

Apesar da distância menor em relação aos carros de trás, o GP do Canadá ainda se provou um passeio para Verstappen. Com a briga se desenrolando pela segunda colocação entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso, o holandês não foi incomodado em nenhum momento. No fim, o espanhol venceu a batalha contra o heptacampeão, que completou o pódio no terceiro lugar.

O triunfo do bicampeão mundial, de quebra, valeu duas quebras de marca no mesmo fim de semana: além de ter igualado as 41 vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1, Verstappen ainda deu à Red Bull sua vitória de número 100 na categoria.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer entre 30 de junho e 2 de julho, com o GP da Áustria. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.