Consultor da Red Bull defende ultrapassagens de Verstappen nos boxes: "Estavam vagando"

Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull, saiu em defesa de Max Verstappen após as ultrapassagens do neerlandês no pit-lane durante o reinício do TL2 do GP de Abu Dhabi

Max Verstappen demonstrou bastante impaciência no primeiro dia de atividades do GP de Abu Dhabi, na última sexta-feira (24), e causou certa polêmica ao ultrapassar George Russell, Lewis Hamilton e Pierre Gasly na saída do pit-lane durante o reinício do TL2. As ações do piloto da Red Bull, inclusive, refletiram na direção de prova, que proibiu novas manobras nos boxes — a não ser em casos óbvios de algum problema em outro carro.

Por outro lado, o neerlandês encontrou apoio dentro de sua equipe. Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko saiu em defesa do atual campeão e acusou os demais pilotos de estarem "vagando" pelo pit-lane, enquanto Verstappen tentava cumprir o plano traçado pelos taurinos depois de um TL1 exclusivamente feito por novatos.

[relacionadas]

"Queríamos fazer duas voltas cronometradas em pneus médios e, depois, duas voltas cronometradas em pneus macios", explicou Marko ao site alemão Motorsport Magazin. "No fim, as coisas terminaram bem para o Max [Verstappen], mas os outros estavam vagando [pela pista]", completou o austríaco.

A primeira atividade do fim de semana teve Jake Dennis, campeão da Fórmula E e piloto de desenvolvimento da equipe, e Isack Hadjar, da Academia Red Bull, nos carros do time austríaco. Assim, Verstappen tentava recuperar o tempo perdido no TL2, mas a atividade acabou sofrendo com interrupções após batidas quase consecutivas de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg.

Verstappen deixou as duas Mercedes para trás na entrada do túnel (Foto: Reprodução/F1)

Impaciente com o tempo perdido, Verstappen ultrapassou Russell e Hamilton na entrada do túnel — passando perto de ser espremido na parede durante o processo — e ainda deixou Gasly para trás em alta velocidade enquanto saía do pit-lane.

Neste sábado, antes do início do TL3, o diretor de prova Niels Wittich proibiu novas ultrapassagens do tipo nas anotações tradicionalmente enviadas às equipes. Segundo Max, a ação foi motivada pelo pouco tempo disponível na sessão, já que os pilotos à frente estariam lentos demais.

“Eles precisam sair da frente”, defendeu-se Verstappen. “Estavam todos pilotando lentamente, e eu queria sair [para a pista] porque estávamos com um tempo limitado. E eles continuavam com o carro no meio”, reclamou.

“Então, quando tentei passar, tentaram me espremer no muro”, avaliou o tricampeão mundial. “Foi um pouco bobo”, completou.

Verstappen deixou Russell e Hamilton para trás no reinício do TL2 (Vídeo: Dazn)

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O TL3 será realizado às 7h30 de sábado, enquanto a classificação acontece às 11h. No domingo, a largada está programada para as 10h.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!