Consultor da Red Bull defende ultrapassagens de Verstappen nos boxes: "Estavam vagando"

Helmut Marko, consultor-esportivo da Red Bull, saiu em defesa de Max Verstappen após as ultrapassagens do neerlandês no pit-lane durante o reinício do TL2 do GP de Abu Dhabi

Max Verstappen demonstrou bastante impaciência no primeiro dia de atividades do GP de Abu Dhabi, na última sexta-feira (24), e causou certa polêmica ao ultrapassar George Russell, Lewis Hamilton e Pierre Gasly na saída do pit-lane durante o reinício do TL2. As ações do piloto da Red Bull, inclusive, refletiram na direção de prova, que proibiu novas manobras nos boxes — a não ser em casos óbvios de algum problema em outro carro.

Por outro lado, o neerlandês encontrou apoio dentro de sua equipe. Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko saiu em defesa do atual campeão e acusou os demais pilotos de estarem "vagando" pelo pit-lane, enquanto Verstappen tentava cumprir o plano traçado pelos taurinos depois de um TL1 exclusivamente feito por novatos.

Relacionadas

"Queríamos fazer duas voltas cronometradas em pneus médios e, depois, duas voltas cronometradas em pneus macios", explicou Marko ao site alemão Motorsport Magazin. "No fim, as coisas terminaram bem para o Max [Verstappen], mas os outros estavam vagando [pela pista]", completou o austríaco.

A primeira atividade do fim de semana teve Jake Dennis, campeão da Fórmula E e piloto de desenvolvimento da equipe, e Isack Hadjar, da Academia Red Bull, nos carros do time austríaco. Assim, Verstappen tentava recuperar o tempo perdido no TL2, mas a atividade acabou sofrendo com interrupções após batidas quase consecutivas de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg.

Verstappen deixou as duas Mercedes para trás na entrada do túnel (Foto: Reprodução/F1)

Impaciente com o tempo perdido, Verstappen ultrapassou Russell e Hamilton na entrada do túnel — passando perto de ser espremido na parede durante o processo — e ainda deixou Gasly para trás em alta velocidade enquanto saía do pit-lane.

Neste sábado, antes do início do TL3, o diretor de prova Niels Wittich proibiu novas ultrapassagens do tipo nas anotações tradicionalmente enviadas às equipes. Segundo Max, a ação foi motivada pelo pouco tempo disponível na sessão, já que os pilotos à frente estariam lentos demais.

“Eles precisam sair da frente”, defendeu-se Verstappen. “Estavam todos pilotando lentamente, e eu queria sair [para a pista] porque estávamos com um tempo limitado. E eles continuavam com o carro no meio”, reclamou.

“Então, quando tentei passar, tentaram me espremer no muro”, avaliou o tricampeão mundial. “Foi um pouco bobo”, completou.

Verstappen deixou Russell e Hamilton para trás no reinício do TL2 (Vídeo: Dazn)

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O TL3 será realizado às 7h30 de sábado, enquanto a classificação acontece às 11h. No domingo, a largada está programada para as 10h.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!