Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP de Las Vegas

Com muitos destaques para a dificuldade de aquecer os pneus e o asfalto escorregadio, de pouca aderência, pilotos analisaram o primeiro dia de atividades do GP de Las Vegas

A sexta-feira de GP de Las Vegas definitivamente foi longe do que a Fórmula 1 e os fãs imaginaram. Logo aos nove minutos do primeiro treino livre, Carlos Sainz passou rasgando uma das retas do novo circuito de rua e viu uma tampa de bueiro solta gerar danos fortes na Ferrari SF-23. Apesar de não bater, o espanhol teve chassi, bateria, motor e até assento quebrados com o choque. A sessão foi cancelada.

Após uma enorme espera, o treino livre 2 teve início para 90 minutos de atividade. Lá, a Ferrari se mostrou com um pequeno pé de favoritismo para a classificação, formando uma dobradinha com Charles Leclerc e o próprio Sainz. Fernando Alonso, de Aston Martin, veio logo em seguida, puxando o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull.

[relacionadas]

Um surpreendente Valtteri Bottas, de Alfa Romeo, ficou no quinto lugar, à frente do tricampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull. Nico Hülkenberg também foi uma grata surpresa ao colocar a Haas no sétimo lugar, à frente de Lance Stroll. O heptacampeão mundial Lewis Hamilton foi a melhor Mercedes, em nono, enquanto Alex Albon fechou o top-10..

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 1h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 5h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

Charles Leclerc (Foto: AFP)

Confira as declarações após a sexta-feira:

Charles Leclerc, líder: Leclerc elogia pista de Las Vegas e vê Ferrari na briga por pole: “Estamos fortes”

Carlos Sainz, segundo: Sainz detona FIA após incidente e punição em Las Vegas: “Minha vez de pagar o preço”

Fernando Alonso, terceiro: Alonso diz que Las Vegas tem “circuito muito interessante”: “Corrida pode ser divertida”

Sergio Pérez, quarto: Pérez indica Ferrari como principal ameaça em Las Vegas: “Encontraram algo”

Valtteri Bottas, quinto: "Terminar no top-5 sempre é legal, mas ainda é muito cedo e não podemos nos deixar levar por isso. Todos vão melhorar muito amanhã, e precisamos fazer o mesmo, mas até aqui, parecemos bem. Temos uma direção clara a seguir com o acerto para melhorar o equilíbrio do carro. Ainda sofremos com understeer nas curvas de baixa, e existe muito tempo a ser ganho se conseguirmos consertar isso. A pista está como esperado: rápida, com longas retas e bem escorregadia no começo. A aderência vai melhorar a cada volta e esperamos mais evolução amanhã. Agora, precisamos focar em encontrar mais performance antes da classificação. Será uma noite mais longe do que já foi, mas estamos motivados para continuar neste nível".

Valtteri Bottas (Foto: Alfa Romeo)

Max Verstappen, sexto: Verstappen desdenha de pista de Las Vegas após TL2: “Já estive em melhores”

Nico Hülkenberg, sétimo: "Foi obviamente um dia interessante, em circunstâncias únicas para todos os envolvidos. Acho que ter o TL2 começando às 02h30 é um recorde que vai durar muito tempo, não acho que isso será batido fácil. Desenvolvendo e aprendendo o circuito, achamos que estava tudo bem e obviamente ainda estamos explorando. Teremos que ver durante a noite o que podemos fazer com nosso acerto, que não pareceu tão mal hoje, ao menos durante volta única. Obrigado aos fãs que vieram e ficaram conosco por tanto tempo, faremos questão de trazer mais entretenimento para vocês amanhã.”

Lance Stroll, oitavo: "Este é um circuito divertido, rápido. É realmente legal estar em Las Vegas. As temperaturas baixas são meio que um desafio, é claro, para conseguir aquecer os pneus. Vamos ver como será amanhã. O pelotão é apertado, mas acho que fomos competitivos hoje, então estou ansioso para amanhã"

Lewis Hamilton, nono: Hamilton minimiza caos do bueiro e alerta para “desafiador” desgaste de pneus em Vegas

Alexander Albon, décimo: "É uma pista complicada, mas não fomos tão mal. Será tudo sobre os freios. Assim que você pegar confiança, será bem mais rápido. Por ser uma pista nova, a evolução é extremamente alta, mas acho que estamos em boa forma e o carro está em uma boa posição. Vamos ter de ajustar algumas coisas, o que é esperado, mas o ritmo é bom. Acho que o stint longo é mais difícil por causa das baixas temperaturas, mas me sinto bem".

Alexander Albon (Foto: Williams)

Lando Norris, 11º: Norris prega pessimismo e lamenta primeiro dia em Las Vegas: “Não foi um bom começo”

George Russell, 12º: Russell destaca dificuldade com pneus em Las Vegas de “velocidade mais alta do ano”

Kevin Magnussen, 13º: "Demos nossas primeiras voltas em Vegas agora, e não é uma pista ruim. Me diverti. Como sempre, precisamos encontrar mais velocidade, mas ao menos, depois de toda a espera, tivemos algumas voltas e temos dados para olhar para amanhã. Não tiveram muitas surpresas do simulador. É de baixa aderência, mas divertida"

Oscar Piastri, 14º: "Foi interessante sair na pista para minhas primeiras voltas em Las Vegas. Estava muito escorregadio e é uma pista difícil, bem ondulada, mas foi legal andar. Os pneus foram difíceis pela quantidade de graining, algo que vamos tomar mais cuidado amanhã. Vamos ver o que podemos fazer, espero que seja um dia melhor para todos os envolvidos e esperamos ter o público de volta amanhã. Uma pena que eles não viram a ação hoje"

Pierre Gasly, 15º: "Foi uma noite maluca em Las Vegas, acho que nunca mais vamos ter a experiência de pilotar um carro de Fórmula 1 às 3 da manhã de novo. Primeiramente, foi bom pilotar no circuito pela primeira vez, e posso dizer, um espetáculo impressionante com as luzes e as vistas. Foi uma pena perder tempo no TL1, então, era importante maximizar os 90 minutos do TL2 para nos preparar para o resto do fim de semana. Aprendemos muito daquela sessão e é importante tirar um tempo para analisar os dados e melhorar o carro antes da classificação".

Pierre Gasly (Foto: AFP)

Esteban Ocon, 16º: "Foi uma noite cheia e com muitas emoções, para dizer o mínimo. Por um lado, foi legal pilotar ao redor das icônicas ruas de Las Vegas pela primeira vez. Por outro, um fim infeliz e prematuro na primeira sessão. Tive fortes danos no meu carro ao acertar uma tampa de bueiro nas primeiras voltas e precisamos trocar o chassi. Grande crédito ao time por arrumar tudo em um espaço de tempo curto para a segunda sessão. O treino livre 2 foi simples, testando coisas diferentes e familiarizando-se com os pneus e as condições da pista. Gosto desta pista e deve ser uma classificação e uma corrida emocionantes. Vamos ver o que podemos fazer hoje mais tarde, depois de algumas horas de sono merecido para todos.”

Yuki Tsunoda, 17º: "É uma pena para os fãs que o TL1 não foi reiniciado, mas segurança vem em primeiro lugar. Demorou para o TL2 começar, mas no fim, pudemos pilotar por 90 minutos e coletar dados valiosos. A superfície da pista é bem escorregadia, mas gostei do traçado em si, especialmente das zebras, que são 'pilotáveis' e você pode ser agressivo, o que é divertido. Nossa performance não parece boa até aqui, mas juntamos muitos dados hoje e tenho certeza de que podemos dar passos positivos à frente. Temos uma ideia de algumas limitações e já tentamos encontrar maneiras de melhorá-las, especialmente em stint longo, e definitivamente me sinto melhor. Vamos trabalhar juntos e dar o nosso máximo para tirar o melhor do pacote".

Guanyu Zhou, 18º: "Foi definitivamente uma sessão interessante, pelo tempo e as condições da pista. Não acho que a classificação final mostra nosso ritmo verdadeiro: para explorar mais opções, escolhemos um acerto diferente do Valtteri, que não funcionou tão bem quanto o dele. Travei as rodas e passei reto na minha última volta, então sabemos que temos mais que podemos extrair do carro. Descobrir a pista foi desafiador, a superfície era muito escorregadia, o que não surpreende pelo novo asfalto e a chuva de ontem, mas melhorou muito conforme a sessão evoluiu, e espero que continue amanhã, com os tempos de volta caindo. A pista parece recompensar a confiança nos freios, e ter temperatura nos pneus será crucial. Precisamos entender o melhor plano na classificação, especialmente mantendo em mente as temperaturas menores que vamos encarar".

Daniel Ricciardo, 19º: "Foi um longo dia em uma pista de baixa aderência. O TL2 começou mais tarde que o agendado, mas isso acontece. Tivemos uma sessão suave e aprendemos muita coisa durante ela. Como é uma nova pista, especialmente um circuito de rua, demorou mais tempo para me sentir confortável, então você sempre tenta ter um pouco mais de margem, já que erros custam bastante. Depois de algumas mudanças para o stint longo, parece forte, e vamos refinar algumas limitações de noite. Não acho que estamos longe do ritmo para a classificação amanhã. Então, tenho certeza que se fizermos tudo certo, podemos mirar o Q3"

Logan Sargeant, 20º: "Foi uma sessão complicada pela baixa aderência. Obviamente pelas baixas temperaturas, está demorando para os pneus funcionarem. O stint longo no fim não foi tão mal porque precisamos entender as coisas com menos combustível para amanhã. Existem muitos dados a serem tirados desta sessão. É sobre trocar o pneu o mais rápido que podemos, isso faz uma grande diferença para mim e para o carro, e vamos tentar entender o melhor jeito de fazer isso".

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!