Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Hungria de F1 2023

Charles Leclerc liderou a sexta-feira (21) em Budapeste com 1min17s686, só 0s015 mais rápido do que Lando Norris, o segundo colocado

Charles Leclerc levou a Ferrari para o primeiro lugar nos treinos livres do GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2023 do mundial de Fórmula 1. O monegasco fez o tempo de 1min17s686 na melhor volta do TL2 em Budapeste e fechou a sexta-feira (21) com 0s015 de margem para Lando Norris, o segundo colocado. Pierre Gasly levou a Alpine ao terceiro lugar, mais de 0s2 mais lento que Leclerc.

Em quarto, o desempenho surpreendente de Yuki Tsunoda, com o tempo de 1min17s934. Atrás dele, fechando os dez primeiros: Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Guanyu Zhou e Carlos Sainz.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

E Max Verstappen? O líder do campeonato ficou apenas na 11ª posição, mais de 0s5 atrás da Ferrari de Leclerc. O bicampeão mundial foi seguido por Lance Stroll, Alexander Albon e Daniel Riccardo, que volta ao grid neste final de semana substituindo Nyck De Vries, que foi sacado pela AlphaTauri. Kevin Magnussen ficou em 15º, à frente de Lewis Hamilton, Logan Sargeant, Sergio Pérez, Oscar Piastri e George Russell.

Lando Norris andou bem no TL2 da Hungria (Foto: AFP)

Confira as declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos na Hungria:

Charles Leclerc, líder: Leclerc vê Ferrari “muito boa” na Hungria, mas espera Red Bull como “equipe mais forte”

Lando Norris, segundo: Norris vê potencial na McLaren na Hungria, mas “temos de melhorar em curvas de baixa”

Pierre Gasly, terceiro: Gasly vibra com top-3 em “dia sólido” na Hungria e mira “máximo possível de pontos”

Yuki Tsunoda, quarto: Tsunoda minimiza 4º lugar no TL2 na Hungria: “Equipes não mostraram todo potencial”

Esteban Ocon, quinto: Ocon vê “carro agradável” e “bom potencial” após sexta-feira da Alpine na Hungria

Nico Hülkenberg, sexto: Hülkenberg alerta Haas com nova classificação na Hungria: “Será bem difícil passar do Q1”

Valtteri Bottas, sétimo: Bottas mira Q3 na Hungria e alerta para “classificação interessante” com nova regra

Fernando Alonso espera voltar ao pódio no GP da Hungria (Foto: Aston Martin)

Fernando Alonso, oitavo: Alonso se anima com treinos na Hungria e mira pódio: “Temos bons dados para a corrida”

Guanyu Zhou, nono: "Fiquei bastante feliz com o carro hoje, apesar de só contarmos com a segunda sessão de treinos livres. Até agora, tudo parece estar indo na direção certa, mas é obviamente difícil prever o que acontecerá na classificação. Olhando para os resultados de hoje, parece que estamos em uma posição mais forte do que estávamos em Silverstone. É claro que será interessante ver como nosso carro se comportará com os pneus duros no Q1 amanhã: ninguém tem essa resposta ainda. Estarmos todos no mesmo composto amanhã será desafiador, e vamos nos certificar de otimizar ainda mais nosso desempenho durante a terceira e última sessão de treinos livres pela manhã para extrair totalmente nosso potencial na classificação”.

Carlos Sainz, décimo: Sainz diz que Ferrari “pode melhorar” após “sexta-feira muito estranha” na Hungria

Max Verstappen, 11º: Verstappen critica nova classificação e justifica quilometragem baixa: “Economizando pneus”

Verstappen reclamou da nova regra de pneus que será testada na classificação do GP da Hungria (Foto: Red Bull Content Pool)

Lance Stroll, 12º: "Foi bom estar de volta à pista em Hungaroring hoje, é um circuito que gosto muito de pilotar. Tivemos poucas voltas no TL1, registrando apenas cerca de 10 giros devido à forte chuva. O TL2 ficou mais cheio, com alguns itens diferentes para testar no AMR23. Felizmente, não choveu novamente e, assim, conseguimos um bom número de voltas, trabalhando uma boa parte do programa. Acho que ainda temos algumas mudanças que podemos fazer antes da classificação, então vamos trabalhar nossos aprendizados esta noite com foco total na classificação de amanhã".

Alexander Albon, 13º: "Foi um bom dia para nós, com uma boa sensação no carro, e sendo possível ter uma performance bastante decente. Não é uma pista que realmente nos ajuda, então mesmo que o carro tenha se sentido bem, em relação aos nossos rivais, ainda nos falta um pouco de ritmo, o que era de se esperar. No entanto, comparando com ano passado, o carro teve uma boa melhora, mas ainda precisamos fazer um pouco mais se quisermos entrar no Q2 amanhã".

Daniel Riccardo, 14º: Ricciardo diz que retorno à F1 na Hungria foi “familiar”: “Como se nunca tivesse saído”

Kevin Magnussen, 15º: "[Apesar da chuva] o dia de hoje ainda foi útil, pois tivemos algumas voltas secas no TL2. O TL1, claro, não foi de muita utilidade. Parece que comprometemos um pouco a sexta-feira com essa situação dos pneus, fazendo o dia um pouco menos interessante, de certa forma. Mas, é o que é e está igual para todos, então vamos ver como será amanhã. Não acho que vai mudar muito, mas saberemos no sábado".

Lewis Hamilton, 16º: Hamilton vê W14 “em seu pior momento” na Hungria e critica nova classificação: “Ruim”

Logan Sargeant, 17º: "Foi um primeiro dia desconexo aqui em Budapeste, com condições mistas entre o TL1 e o TL2. O carro está com um desempenho decente, mas há muito para se encontrar no ritmo antes de amanhã e muito trabalho para fazer durante a noite".

Sergio Pérez, 18º: Pérez lamenta acidente no TL1 do GP da Hungria e assume: “Erro meu”

Oscar Piastri, 19º: “O TL1 mostrou um panorama encorajador na pista molhada e, apesar de alguns danos que tive no assoalho no TL2, estamos com um ritmo bem sólido no geral. Perdi um pouco de tempo de sessão devido aos danos, mas a equipe fez um ótimo trabalho para colocar o carro de volta à pista para mais algumas voltas valiosas. Sinto que estava com um andamento bem razoável nas duas sessões, então estou muito feliz com isso. Procuramos ter um ritmo decente, então vamos analisar os dados da noite para o dia e nos preparar para amanhã".

George Russell, 20º: Russell minimiza último lugar no TL2 da Hungria: “Não representa potencial”

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1. No sábado, o TL3 está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), seguido pela classificação, marcada para as 11h. A largada fica para as 10h do domingo.