Confira declarações dos pilotos após classificação para GP do Japão de F1 2023

Max Verstappen fez uma grande volta e garantiu a pole para o GP do Japão com mais de 0s5 de vantagem para Oscar Piastri, que larga em segundo

Após o show de Carlos Sainz e da Ferrari no GP de Singapura, Max Verstappen trouxe a normalidade da temporada de 2023 da Fórmula 1 de volta na classificação para o GP do Japão, realizada neste sábado (23). O piloto da Red Bull fez uma baita volta para garantir a pole-position, mais de meio segundo à frente do segundo colocado, Oscar Piastri, da McLaren.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

A equipe de Woking ainda garantiu a terceira posição com Lando Norris, continuando o bom momento nesta segunda metade do ano. Logo após o inglês temos Charles Leclerc, Sergio Pérez e Sainz em sexto.

Lewis Hamilton larga em sétimo, com George Russell em oitavo fazendo uma fila somente da Mercedes. Yuki Tsunoda levou a AlphaTauri para a nona posição, com Fernando Alonso completando os dez primeiros.

A largada para o GP do Japão está prevista para as 2h de sábado, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Antes, à 1h40, o GP abre a transmissão em segunda tela na GPTV, em parceria com a Voz do Esporte.

Oscar Piastri conquistou a primeira fila no Japão (Foto: McLaren)

Confira as declarações dos pilotos após a classificação do GP do Japão:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen relembra Singapura e celebra “fim de semana incrível” no Japão após pole

Oscar Piastri, segundo: Piastri valoriza atualizações e volta “bastante sólida” na classificação do Japão

Lando Norris, terceiro: Norris exalta McLaren e quer “dificultar para Verstappen” no GP do Japão

Charles Leclerc, quarto: Leclerc se surpreende com Ferrari “tão perto da McLaren” no Japão: “Ritmo parecido”

Sergio Pérez, quinto: Pérez aceita distância para Verstappen na classificação do Japão: “Já esperava”

Carlos Sainz, sexto: Sainz aponta Red Bull e McLaren à frente da Ferrari no Japão: “Será difícil vencê-los”

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton cita evolução, mas vê Mercedes atrás de McLaren e até Aston Martin no Japão

Lando Norris vai largar da segunda fila em Suzuka (Foto: McLaren)

George Russell, oitavo: Russell vê 8º lugar no grid como “representação justa” da Mercedes no Japão

Yuki Tsunoda, nono: Tsunoda vê classificação acima do esperado no Japão: “Carro está funcionando bem”

Fernando Alonso, décimo: Alonso celebra ida ao Q3, mas admite dificuldades no Japão: “Difícil encontrar ritmo”

Liam Lawson, 11º: "É um pouco frustrante não chegar ao Q3 por uma margem tão pequena. Com as informações que tínhamos após os treinos livres, não esperávamos ser super competitivos, então fomos bastante agressivos com os pneus no Q1 e só tínhamos um novo conjunto de macios para o Q2. Para ser honesto, não estava muito confiante antes da classificação, então acho que tomamos a decisão certa com as informações que tínhamos, e Yuki [Tsunoda] fez um ótimo trabalho colocando o carro no Q3. Agora, trata-se de aproveitar ao máximo a corrida. Acho que será uma tarde longa porque os pneus estão sofrendo muito, mas é o mesmo para todos. Temos de nos concentrar em extrair o máximo do nosso pacote e espero que tenhamos uma corrida forte".

Pierre Gasly, 12º: "Esse era provavelmente o nosso máximo hoje, em 12º, mesmo que tenha sido tão apertado. Acho que fizemos um bom trabalho para nos recuperar de uma sexta-feira desafiadora e encontrar algumas melhorias no ajuste do carro. No entanto, as margens são muito estreitas, e estivemos a menos de 0s05 do Q3, semelhante ao último fim de semana em Singapura. Ficamos nessa posição de largada nas últimas corridas e conseguimos obter alguns bons resultados, então certamente tudo é possível. Precisamos continuar trabalhando duro como equipe e encontrar um desempenho extra para voltar ao top-10 em eventos futuros. A corrida de amanhã pode ser interessante em termos de estratégia e desgaste dos pneus. Veremos o que podemos fazer, e o objetivo é sair com mais um bom resultado".

Charles Leclerc garantiu a quarta posição para largada deste domingo (Foto: AFP)

Alexander Albon, 13º: "Se esta pista estivesse dez graus mais fria, acho que estaríamos no Q3. Mas foi um fim de semana difícil, começamos em desvantagem, então sair em 13º é o máximo que poderíamos conseguir na classificação. Considerando como foi a sexta-feira e as margens apertadas, é uma boa conquista e fiquei feliz com minha volta na classificação. Há um desgaste significativo dos pneus, o asfalto é muito áspero e está quente, então será uma corrida longa e complicada. A chave para todos será o gerenciamento e o controle dos pneus. A competição está muito acirrada".

Esteban Ocon, 14º: "Infelizmente, não fomos bons o suficiente para chegar ao Q3, com margens muito apertadas entre os carros. Na verdade, não conseguimos o avanço no desempenho que esperávamos entre ontem e hoje, o que tornou as coisas complicadas na classificação. Dito isso, estamos muito focados na corrida, quando os pontos estão em jogo e a alocação de pneus e estratégia serão importantes. Vamos trabalhar duro durante a noite para avaliar nossas opções de estratégia e procurar avançar no pelotão e marcar pontos".

Kevin Magnussen, 15º: "Estou feliz por termos conseguido o melhor resultado possível. Queremos mais que um 15º, mas sabíamos que este fim de semana seria uma das pistas mais difíceis para nosso carro, e sabemos que somos mais fortes na classificação do que na corrida. Sinto que fiz algumas melhorias na forma como piloto e que estou conseguindo mais dele, então, pelo menos, esse trabalho valeu a pena".

Valtteri Bottas, 16º: "Não conseguimos maximizar o potencial de nosso carro e é indiscutivelmente decepcionante, já que parecíamos bem em termos de ritmo em todas as sessões que antecederam a classificação. Infelizmente, a bandeira vermelha afetou minha primeira volta rápida. A última tentativa foi realmente bastante limpa, apesar do trânsito no primeiro setor, mas perdemos algum desempenho em relação aos concorrentes diretos hoje, e ficamos fora do Q1 por algumas centenas de milésimos. Vamos analisar isso durante a noite e tentar descobrir o que exatamente aconteceu para estarmos em nossa melhor forma novamente. Nosso ritmo de corrida parecia promissor, então acredito que ainda temos a chance de recuperar posições".

Pérez vai largar na 5ª colocação no GP do Japão (Foto: Red Bull Content Pool)

Lance Stroll, 17º: "Foi um bom esforço em uma difícil sessão de classificação, mas simplesmente não tínhamos o ritmo que precisávamos. O carro não tem se comportado tão bem quanto gostaríamos, e perdi alguns décimos saindo da pista na última curva. Isso faz toda a diferença quando o pelotão está tão apertado. Ainda podemos recuperar algumas posições amanhã e ter uma boa corrida".

Nico Hülkenberg, 18º: "Foi estranho. Minha primeira volta foi excluída por exceder os limites de pista. A segunda volta parecia muito boa no primeiro setor e no segundo tentei encontrar tempo, mas, em vez disso, perdi. É uma sensação estranha, não houve erros, então preciso investigar o que aconteceu e por que não conseguimos encontrar mais tempo. A degradação é alta para todos e também para a gente. Será uma batalha amanhã, então precisamos ver o que podemos fazer em termos de estratégia para nos ajudar".

Guanyu Zhou, 19º: "Tinha uma boa sensação no carro, mesmo que tenhamos definitivamente perdido ritmo. Infelizmente, eu já estava no limite para o Q2 quando fiquei preso no tráfego e cometi um erro na curva 9, o que acabou estragando minhas chances de passar. No geral, foi um Q1 muito confuso da minha parte, mas sinto que onde terminamos não reflete realmente as performances que mostramos até agora neste fim de semana, nem onde deveríamos estar. Acredito que poderíamos potencialmente ter chegado ao Q3, ainda considerando a evolução da pista ao longo das sessões. Não foi o nosso dia, e mesmo que começar do fim do grid seja mais complicado, continuaremos pressionando e dando o nosso melhor amanhã para travar algumas batalhas interessantes e avançar pelo pelotão".

Logan Sargeant, 20º: Sargeant culpa agressividade por acidente “decepcionante” na classificação do Japão