Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da China 2024

Mais uma vez em 2024, Max Verstappen parte da pole-position na China, Ao seu lado, o companheiro Sergio Pérez e Fernando Alonso fecham o top-3 em Xangai

O GP da China verá Max Verstappen pela 37ª vez na carreira largando na pole-position. Na classificação deste sábado (20), o tricampeão foi muito superior aos rivais e derrotou seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que larga em segundo no circuito de Xangai. A grande surpresa do dia ficou por conta de Fernando Alonso, da Aston Martin, que garantiu a terceira posição no grid.

O espanhol ficou à frente da dupla da McLaren, que viu Lando Norris garantir a quarta posição, enquanto Oscar Piastri foi o quinto. Já a Ferrari, por sua vez, sofreu bastante ao longo da sessão e em nenhum momento ameaçou uma briga pela primeira posição do grid, com as fichas agora lançadas para o ritmo de corrida. Charles Leclerc ocupa o sexto posto, superando Carlos Sainz, que bateu no Q2, se recuperou e marcou o sétimo melhor tempo.

[relacionadas]

George Russell, Nico Hülkenberg e Valtteri Bottas completaram o top-10. Após terminar em segundo na corrida sprint, Lewis Hamilton sofreu com as mudanças feitas no W15 e foi eliminado logo no Q1, ficando estagnado na 18ª posição.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No domingo, a largada está marcada também para as 4h.

Lewis Hamilton cometeu erro na classificação e não avançou para o Q2 do GP da China (Foto: Mercedes)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira o que disseram os vinte pilotos do grid em Xangai:

Max Verstappen, pole-position: Verstappen diz que Red Bull “funcionou ainda melhor” com ideias da sprint na China

Sergio Pérez, segundo: Pérez fala em classificação “intensa” e celebra “tremendo resultado” em 2º na China

Fernando Alonso, terceiro: Alonso lamenta “erro nas curvas 1 e 2” e se contenta com 3º lugar no grid do GP da China

Lando Norris, quarto: Norris vê Red Bull em “liga diferente” na China e celebra proximidade com Alonso

Oscar Piastri, quinto: Piastri celebra “bom resultado” após 5º no grid do GP da China: “Não havia muito o que fazer”

Charles Leclerc ficou em sexto na classificação para a corrida sprint (Foto: AFP)

Charles Leclerc, sexto: Leclerc admite “surpresa negativa” após 6º lugar na China: “Estávamos sem ritmo”

Carlos Sainz, sétimo: Sainz diz que “é difícil recuperar confiança após erro”, mas celebra ida ao Q3 na China

George Russell, oitavo: Russell lamenta efeitos de bandeira vermelha no Q2 na China: “Detalhe com grande impacto”

Nico Hülkenberg, nono: Hülkenberg celebra “classificação limpa” após “retrocesso” em sprint da China

Valtteri Bottas, décimo: Bottas destaca “progresso” da Sauber e vê “chances reais” de pontos no GP da China

Valtteri Bottas surpreendeu ao colocar a Sauber no top-10 para o GP da China (Foto: Sauber)

Lance Stroll, 11º: "A sprint desta manhã foi uma corrida difícil. Sofremos para manter o ritmo e não conseguimos progredir muito. Apesar de ter feito algumas mudanças de configuração antes da classificação, o carro ainda não está onde eu precisava e foi frustrante não chegar ao Q3 com margens tão pequenas. Faremos o nosso melhor para lutar por pontos amanhã."

Daniel Ricciardo, 12º: "Até agora, foi o melhor fim de semana do ano para mim. Mudamos o chassi neste fim de semana e sinto o carro melhor. Tenho mais confiança nele, o que é animador. Sempre gostei de Xangai e também tenho boas lembranças aqui. Acho que precisamos continuar provando nosso desempenho nas próximas corridas. Nós nos divertimos hoje de manhã, temos alguns pontos positivos para levar e alguns aprendizados para a corrida. Acho que 12º é um bom lugar para começar e oferece a oportunidade de tentar alcançar os que estão na frente e conseguir alguns pontos."

Esteban Ocon, 13º: "No geral, foi um bom dia em comparação com onde estivemos ontem e nas corridas anteriores. Fizemos uma corrida sólida e ganhamos quatro posições na sprint. É a nossa melhor posição inicial do ano e ambos os carros estão no Q2, por isso é uma sessão satisfatória sob essa perspectiva. É um pequeno passo no desempenho, mas não desprezível. Olhando para os tempos, ainda há uma grande lacuna a ser compensada pelos que estão à frente. Vendo como os pneus se comportaram na sprint, a degradação foi bastante elevada, mas administrável, por isso espero que nos dê uma oportunidade de lutar durante toda a corrida e no final dos stints. Analisaremos quais opções de estratégia temos disponíveis e buscaremos progredir no GP de amanhã."

Alexander Albon, 14º: "Fim de semana complicado até agora. O 14º lugar foi o melhor que conseguimos hoje. Nosso carro teve dificuldade nas curvas longas dessa pista e a mistura de curvas de alta e baixa dificultou a nossa configuração. Tivemos de priorizar as curvas de baixa velocidade, comprometendo a estabilidade em altas velocidades​. O vento também afetou o equilíbrio e fez com que o carro parecesse bastante instável. Hoje vimos o que precisamos trabalhar no futuro e a equipe pode se orgulhar das mudanças que fizemos. Estou otimista, pois temos uma boa reserva de pneus para a corrida e podemos brigar amanhã."

Alex Albon larga apenas em 14º para o GP da China (Foto: Williams)

Pierre Gasly, 15º: "Estou feliz por estar de volta à China depois de tanto tempo, é uma pista única e é ótimo ver todos os fãs na arquibancada. A corrida sprint foi bastante agitada, mas um resultado sólido para nós. Fizemos algumas mudanças agressivas de configuração antes da classificação e sabíamos que seria uma sessão difícil, já que tem sido complicado chegar ao Q2 para nós nesta temporada até agora. Por isso, estou satisfeito por termos conseguido organizar um fim de semana limpo até este ponto, melhorando os pneus entre cada sessão. A corrida de amanhã será muito interessante, especialmente em termos de degradação dos pneus. Continuaremos a nos esforçar e tirar o máximo possível do carro."

Guanyu Zhou, 16º: "Correr em uma pista nova para mim, pela primeira vez diante de uma torcida local, com um novo formato de fim de semana — sabíamos que este fim de semana tinha potencial para ser desafiador, mas temos muitos pontos positivos para analisarmos hoje, mesmo na classificação, que poderia ter sido melhor. Sinto que maximizamos tudo o que podíamos tirar da sprint. O nono lugar não foi suficiente para pontuar, mas podemos nos sentir muito confiantes sobre o ritmo que exibimos nessas 19 voltas, pois sabíamos que precisávamos de algumas circunstâncias excepcionais para sair com um lugar entre os oito primeiros."

"Ficar de fora do Q2 na classificação foi decepcionante, mas não foi uma sessão fácil. Fui bloqueado em minha primeira volta rápida, antes de travar os pneus na curva 14 e prejudicar minha tentativa final. Perdi dois décimos e meio lá e, no final, estávamos perdendo por seis centésimos. Tínhamos potencial para chegar ao Q3, mas num pelotão tão apertado é preciso fazer uma volta perfeita e hoje estivemos um pouco aquém. Mesmo assim, vimos que estávamos bastante competitivos, principalmente com o pneu médio, o que é uma boa indicação para a corrida."

"Sabemos que podemos ir até ao limite e progredir amanhã. Muita coisa pode acontecer aqui e estou ansioso pela corrida, quando as condições serão provavelmente semelhantes às que tivemos esta manhã. O apoio da torcida tem sido incrível, algo que nunca senti na minha vida."

Em casa, Guanyu Zhou larga em 16º no GP da China (Foto: AFP)

Kevin Magnussen, 17º: "Manter o décimo lugar na sprint foi uma tarefa bastante difícil — parecia que a RB (Visa Cash App RB) e a Sauber estavam um pouco mais rápidas que nós. Então, esperamos que possamos trabalhar nisso para a corrida de amanhã, gostaríamos de poder manter os pneus vivos por mais um pouco. Na classificação, só fiz uma volta na primeira tentativa quando fui chamado para a balança, não tivemos tempo de sair novamente com aquele primeiro jogo de pneus. Só fiz uma volta no meu segundo jogo e Sargeant saiu na curva 8 na minha frente, perdi um pouco de tempo lá, e então na curva 14 Tsunoda me atrapalhou. Havia muito tráfego e nos encontramos no Q3. Sinto que tive um pouco de azar."

Lewis Hamilton, 18º: Hamilton cai no Q1 após mudança que “não funcionou” na China: “Merdas acontecem”

Yuki Tsunoda, 19º: "Foi difícil. Hoje, durante a sprint, tentei me orientar, trabalhar o carro e aprender um pouco mais, mas ainda estava com dificuldades. Analisamos os dados e sentimos que ​​melhoramos na classificação. É uma mistura de sentimentos.​ Na classificação para ​a corrida sprint, senti que não consegui fazer um bom trabalho, mas na classificação de hoje fiquei muito feliz com minha volta. Tenho sofrido com a aderência traseira durante todo o fim de semana e, olhando para o traçado e comparando com os outros​ piloto, ​sinto que estou ​brigando muito com ​o meu carro.​ Mas ​estamos trabalhando muito para melhorar isso e encontrar uma solução."

"Na classificação, nos sentimos bem e confiantes de que tínhamos encontrado uma resposta​. Estou bastante satisfeito com a volta em si, mas o tempo não reflete a sensação, então parece que estamos parados. Terminar em ​19º é frustrante e ​lamentável, mas vamos analisar, tentar entender e encontrar a solução.​ Para amanhã, temos de mudar alguma coisa para encontrar mais ritmo e, com sorte, poderemos chegar perto dos pontos​."

Logan Sargeant rodou no fim do Q1 (Vídeos: Reprodução / F1)

Logan Sargeant, 20º: "A classificação foi frustrante. Estava fazendo uma boa volta rápida, até rodar. O carro estava no limite com a alta velocidade​ hoje, especialmente com os solavancos e as mudanças no asfalto. Mesmo assim, poderia ter sido uma sessão muito melhor.​ Usamos​ a corrida sprint como uma chance de fazer uma boa corrida longa e, a partir daí, fizemos algumas pequenas alterações antes da classificação com base no que sentimos e no que queremos para amanhã.​ Precisamos ver como ​o​ carro vai se comportar na corrida. Na realidade, não vai ser fácil, mas vamos dar o nosso melhor e ver onde isso nos leva."