Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Abu Dhabi

Max Verstappen fez a pole-position em Abu Dhabi e vai ter Charles Leclerc largando ao seu lado. Lewis Hamilton e Carlos Sainz foram eliminados de forma precoce e partem de 11º e 16º, respectivamente

Max Verstappen garantiu a 32ª pole-position da carreira depois de enganar todo mundo, superar as dificuldades enfrentadas nos treinos livres e garantir, mais uma vez, a posição de honra para o GP de Abu Dhabi, que acontece no próximo domingo (26).

Charles Leclerc conseguiu encaixar uma boa volta com a SF-23 e se surpreendeu ao perceber que garantiu um lugar na primeira fila para a equipe italiana. Oscar Piastri confirmou o bom ritmo da McLaren e completou o top-3 seguido por George Russell.

[relacionadas]

Um dos destaques da classificação, no entanto, ficou para o desempenho ruim de Carlos Sainz e Lewis Hamilton. Com a briga de Mercedes e Ferrari pelo segundo lugar ainda em aberto, o #55 não foi além de um 16º lugar, enquanto o #44 caiu no Q2 e foi apenas o 11º mais rápido.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Logo mais, a classificação começa às 11h (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está programada para as 10h.

Verstappen surgiu na hora certa e garantiu a pole do GP de Abu Dhabi (Foto: AFP)

Confira o que os pilotos disseram após a classificação do GP de Abu Dhabi

Max Vertappen, pole: Verstappen celebra 12ª pole do ano em “fim de semana sofrido” para Red Bull em Abu Dhabi

Charles Leclerc, segundo: Leclerc admite “grande surpresa” com 2º após problemas com pneus em Abu Dhabi

Oscar Piastri, terceiro: Piastri exalta velocidade em classificação “complicada e bagunçada” de Abu Dhabi

George Russell, quarto: Russell revela mal-estar, mas aprova ritmo em Abu Dhabi: “Talvez eu precise adoecer”

Lando Norris, quinto: Norris se revolta com “trabalho de merda aos sábados” após ser 5º no grid de Abu Dhabi

Yuki Tsunoda, sexto: Tsunoda exalta “esforços” da AlphaTauri ao preparar “carro muito bom” em Abu Dhabi

Fernando Alonso, sétimo: Alonso celebra 7º lugar após dia “não competitivo” em Abu Dhabi: “Ótimo resultado”

Nico Hülkenberg, oitavo: Hülkenberg festeja 8º lugar no grid em Abu Dhabi e lembra: “Quase não andei ontem”

Sergio Pérez, nono: Pérez admite que “não foi um bom Q3” e já pensa no desgaste de pneus em Abu Dhabi

Pierre Gasly, décimo: Gasly lamenta Q3 “complicado”, mas celebra 10º lugar no grid de Abu Dhabi: “Muito feliz”

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

Lewis Hamilton, 11º: Hamilton lamenta queda no Q2 em Abu Dhabi: “Não tenho respostas”

Esteban Ocon, 12º: "O último sábado da temporada terminou, e vamos largar na 12ª posição amanhã. Obviamente, foi uma semana tumultuada para mim, então acredito que fizemos bem em aproveitar ao máximo o que tínhamos em mãos. Todos nós estaremos dando o máximo amanhã para encerrar a temporada de forma positiva. Foi um último treino bom, mas movimentado, tentando aperfeiçoar nossa configuração antes da classificação, que começou bem, e tivemos um bom ritmo para chegar ao Q2. Infelizmente, não fiz uma boa última volta, e acabamos em 12º lugar no final, não indo ao Q3 por apenas 0s1. Não estamos longe dos pontos e chegamos lá vindo de bem mais atrás na semana passada, então usaremos isso como motivação para lutar por um lugar no top-10."

Lance Stroll, 13º: "O AMR23 estava bom hoje e estou satisfeito com nosso ritmo no Q1. Mas, simplesmente não consegui fazer uma volta limpa no final no Q2. Estava pressionando e tentando extrair o máximo do carro, mas não deu certo. Com tudo tão disputado, perder alguns décimos foi o suficiente para nos impedir de passar para o Q3. Geralmente temos um bom ritmo de corrida aos domingos, então veremos o que podemos fazer amanhã para subir no grid e encerrar a temporada com um bom resultado."

Alexander Albon, 14º: "Nossa volta no Q2 foi mais lenta do que nossa volta no Q1, com nossos pneus superaquecendo muito rapidamente. Quando a pista fica mais rápida e teoricamente se anda mais rápido, no setor 3 não se tem mais pneus, então é preciso gerenciar os pneus durante a classificação, o que não é ideal e torna as coisas complicadas. Foi uma classificação um pouco frustrante, mas teremos de olhar para amanhã. O superaquecimento será um problema na corrida, então acho que será uma escolha entre uma ou duas paradas para a maioria. Nossa ritmo para a prova parece estar ok, então faremos nossa própria corrida e o melhor trabalho possível."

Daniel Ricciardo, 15º: "Não cometi erros na minha última volta, e acho que tínhamos muito mais a mostrar. Nosso desempenho parecia promissor, mas quando entramos na pista hoje, sentimos que tínhamos perdido alguma velocidade. Vamos analisar os dados e encontrar algumas respostas. É uma pena porque parecíamos relativamente fortes ontem, então é frustrante não termos conseguido alcançar mais hoje. Amanhã é uma corrida longa, e parece que algumas equipes economizaram alguns conjuntos de pneus duros, então esperamos que isso abra algumas oportunidades com a estratégia, e possamos avançar.”

Carlos Sainz, 16º: Sainz reclama de tráfego após 16º lugar no grid de Abu Dhabi: “Não saíram da frente”

Kevin Magnussen, 17º: "Realmente não sabia o que esperar, pois estava tudo um pouco instável. No TL2, à noite, parecia bom, e o TL3 parecia razoavelmente bom - pelo menos com pneus médios - já que não corremos com macios, então tínhamos uma imagem diferente. É a última corrida do ano, então tentaremos novamente e estarei lá para coletar dados para a equipe, mas estou ansioso para o próximo ano."

Valtteri Bottas, 18º: "Os resultados de hoje são definitivamente decepcionantes, pois até a última sessão de treinos parecia que tínhamos uma chance de progredir por toda a classificação. Em termos de sensação, realmente tínhamos melhorado desde ontem, e nossas voltas foram decentes. Infelizmente, acredito que não poderíamos ter extraído muito mais em termos de ritmo hoje. Vamos investigar as causas desse resultado durante a noite para ver o que pode ser feito para melhorar. Amanhã será difícil, começando das últimas filas. Uma largada limpa e algumas circunstâncias inesperadas, como um safety-car, podem nos ajudar a jogar nossas cartas da melhor maneira possível. É a última corrida da temporada, e ainda queremos encerrar nosso ano de uma maneira decente: daremos tudo até a última curva da última volta para alcançar isso."

Guanyu Zhou, 19º: "Antes desta sessão, nosso desempenho parecia muito promissor, então precisamos entender por que retrocedemos. Tudo parecia diferente hoje à noite, e foi difícil fazer os pneus funcionarem. Cometi um erro na curva 6, travando ambas as rodas, e depois foi muito difícil me recuperar. Mesmo sem erros, no entanto, acho que não teríamos o ritmo para chegar ao Q2. Podemos esperar condições semelhantes amanhã, e precisamos ver o que podemos mudar para melhorar. É a última corrida da temporada, e daremos tudo para recuperar terreno.

Logan Sargeant, 20: "No final do dia, é minha culpa ter duas voltas deletadas por ultrapassar os limites da pista. Com certeza é decepcionante, mas ao mesmo tempo, estou guiando bem novamente neste fim de semana. Sinto que tive um ritmo desde a primeira volta na sexta-feira. Não ter nada para mostrar depois da classificação é uma pena. Vamos seguir em frente e tentar compensar amanhã. O carro parecia estar em um bom lugar ontem com muito combustível, bastante consistente e com um desgaste dos pneus razoável. No entanto, não há muitos dados para ver o ritmo de outros carros por causa da sessão interrompida ontem. Vamos dar o nosso melhor amanhã e ir para cima."

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Logo mais, a classificação começa às 11h (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está programada para as 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!