Comissão da Fórmula 1 realiza reunião para debater mudança no sistema de pontuação

Grupo formado por representantes do Liberty Media, FIA, equipes, Comissão da F1 se reúne nesta quinta-feira (25) para debater mudanças na pontuação

Assunto que esquentou desde o fim de semana do GP da China, a reestruturação do sistema de distribuição de pontos da Fórmula 1 segue em debate. A Comissão da F1 marcou reunião para esta quinta-feira (25) e planeja desenvolver as discussões sobre proposta de passar a adicionar mais duas vagas à zona de pontuação das corridas da categoria.

Comissão da F1 é um grupo formado por equipes, FIA e representantes do Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da categoria. O grupo marcou o encontro após assunto ganhar tração nos dias anteriores.

[relacionadas]

A mudança proposta para o sistema de pontuação consiste em fazer com que até o 12º colocado anote tentos em cada corrida. Com isso, oitavo, nono e décimos colocados em cada prova passariam a fazer, respectivamente, cinco, quatro e três pontos, em vez dos atuais quatro, dois e um; o 11º e o 12º ficariam com dois e um ponto.

Caso a comissão chegue a um acordo a favor da mudança, a proposta será submetida ao Conselho Mundial da FIA. Apenas com a aprovação do órgão é que a medida pode ser oficializada para a temporada 2025.

Fim do grid quer mais chances de pontos (Foto: Sauber)

O motivo da proposta, impulsionada pela própria F1, é a diferença entre nível de desempenho e confiabilidade das cinco principais equipes do grid — Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes e Aston Martin — e as demais. Como abandonos são cada vez mais raros, os dez carros destas cinco equipes dominam completamente a zona de pontos.

Até agora, após cinco corridas na temporada 2024, apenas duas das cinco equipes restantes foram aos pontos. A RB [Visa CashApp RB] anotou sete pontos, enquanto a Haas fez cinco. Williams, Sauber [Stake Sauber] e Alpine estão zeradas.

Caso o sistema em vigor fosse o proposto agora, a Haas teria 17 pontos contra dez da RB, cinco da Williams, e dois de Sauber e Alpine.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

WILLIAMS decide DEMITIR SARGEANT e já tem SUBSTITUTO + DRUGOVICH de CASA NOVA? | TTGP #133