Circuito de Suzuka admite vontade de ter Super Fórmula como satélite da F1: "Alto nível"

Chefe do Circuito de Suzuka, Tsuyoshi Saito disse que gostaria de ter a Super Fórmula no mesmo fim de semana da Fórmula 1 no Japão. Além disso, segundo ele, o deslocamento da etapa japonesa para o início do ano se alinhou com as propostas sustentáveis dos organizadores

Tradicional casa da Fórmula 1 no Japão, o Circuito de Suzuka recebeu categorias domésticas como suporte para a categoria em 2024, mais especificamente a Porsche Cup Japonesa e a Ferrari Challenge, já que a etapa não contou com rodadas de F2, F3 e F1 Academy. Uma das intenções dos administradores da pista, entretanto, é ter a Super Fórmula — principal modalidade japonesa — como satélite para a F1 ao longo de finais de semana de competição no futuro.

"A decisão também depende da Fórmula 1, mas a Super Fórmula é uma categoria japonesa de alto nível", disse Tsuyoshi Saito, chefe do Circuito de Suzuka, ao portal inglês Motorsport. "Seria muito animador para nós ter F1 e Super Fórmula no mesmo fim de semana. É uma possibilidade, e gostaríamos de dar boas vindas a essa opção. Porém, não é uma decisão nossa", pontuou.

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Segundo o chefe da pista de Suzuka, a intenção dos organizadores é conseguir propiciar a melhor experiência possível aos fãs que se deslocam ao circuito para acompanhar o fim de semana da Fórmula 1. Sendo assim, a Super Fórmula não é a única opção em análise.

"Ao mesmo tempo, não estamos focados apenas na Super Fórmula. Para nós, é principalmente sobre oferecer aos fãs a melhor combinação possível ao longo do fim de semana. É claro, a Super Fórmula é uma das melhores possibilidades, mas a coisa mais importante é ter o melhor pacote de fim de semana possível", analisou.

Suzuka quer receber F1 e Super Fórmula no mesmo fim de semana (Foto: Reprodução/Suzuka Circuit)

Além disso, Saito comentou sobre a mudança de datas que Suzuka precisou passar de 2023 para 2024. Tradicionalmente realizado na parte final da temporada, o GP do Japão foi alterado de outubro para abril e passou a ser a quarta etapa do calendário. No ano que vem, será a terceira, participando de uma sequência com Austrália e China.

O chefe do Circuito de Suzuka afirmou que a sugestão da Fórmula 1 se deu pela necessidade de alinhar aspectos sustentáveis em relação à logística da categoria, o que também acompanha os princípios dos organizadores. Segundo ele, houve uma concordância rápida de ambas as partes.

"Há um foco global na redução da emissão de carbono para alcançar objetivos sustentáveis, também em relação à logística da F1. A Fórmula 1 queria melhorar a logística da região, considerando também a ida para a Austrália. Então, eles sugeriram mover essa corrida para a primavera, ao invés de realizá-la no final do ano", disse Saito.

GP do Japão foi a quarta etapa de 2024. Em 2025, será a terceira, depois de Austrália e China (Foto: Red Bull Content Pool)

"Nossa empresa também está focada em sustentabilidade, então, concordamos com a sugestão da F1, porque se encaixa com nossa filosofia. Acredito que vamos continuar nessa época do ano por algum tempo, já que se encaixa em todas as ideias da Fórmula 1 sobre logística. Estamos felizes pela concordância nessas decisões", finalizou.

Fórmula 1 volta entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

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