Chefe da Mercedes analisa erro da McLaren no Catar e opina sobre chances de Verstappen

Toto Wolff, chefe da Mercedes, analisou decisão da McLaren durante safety-car no Catar e situação do campeonato. Para o austríaco, "chance de perder é mais deles"

Chefe da Mercedes, Toto Wolff decidiu opinar sobre o erro estratégico cometido pela McLaren durante o GP do Catar da Fórmula 1, conquistado por Max Verstappen no último domingo. Oscar Piastri dominou o fim de semana até a corrida principal e tinha a prova sob controle, mas o acidente envolvendo Nico Hülkenberg e Pierre Gasly, que provocou a entrada do safety-car, mudou tudo.

Optando por manter o australiano e Lando Norris na pista, o time britânico perdeu tempo e, ao escolher fazer o básico, Verstappen e Red Bull ficaram com a vitória e levaram a disputa do campeonato para Abu Dhabi, no próximo fim de semana, última etapa do ano.

[relacionadas]

Após a corrida no Catar, Wolff afirmou que, para a McLaren, é mais difícil estar na posição de "caçado" do que de "caçador", e que talvez a pressão esteja tomando conta da equipe.

"Todos tentam dar o seu melhor e discutimos isso. É uma estratégia extremamente tediosa quando há um safety-car na pista, mas nessa situação você não tem escolha a não ser entrar nos boxes, porque se não entrar, perde uma parada completa durante o carro de segurança e precisa fazer outra parada", explicou o dirigente.

Oscar Piastri (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Acho que o que eles estavam pensando era em ter mais flexibilidade, mas mesmo assim a parada nos boxes acabou sendo desvantajosa. Por que isso aconteceu eu não sei, mas claramente já estivemos nessa posição, e a chance de perder é mais deles do que do Max", completou o chefe da Mercedes.

Para Wolff, mesmo com a forte reação de Verstappen nas últimas corridas e a redução considerável na diferença da tabela de pontos para Norris, o líder do campeonato, ainda é muito difícil imaginar o piloto da Red Bull como pentacampeão em 2025.

"É sempre mais fácil vir de trás, e se Verstappen ganhar o campeonato, será uma virada incrível, mas as probabilidades ainda são bem baixas quando você olha para os pontos. A pressão aumenta e você quer fazer tudo ainda melhor, e acho que se você quer fazer tudo ainda melhor, é preciso manter o seu jeito", concluiu Wolff.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 5 a 7 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi, 24ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Yas Marina para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP de Abu Dhabi de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 106:3008:3010:3011:30
Treino livre 210:0012:0014:0015:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:3015:00

*Horário de Brasília

▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2