Leclerc dispara e lidera TL2 do GP da Austrália em dia de sofrimento dos assoalhos
Charles Leclerc voou e liderou com sobras o segundo treino livre do GP da Austrália. Mas nem mesmo o monegasco se livrou de causar sofrimento aos assoalhos, algo praticamente epidêmico ao longo do dia
O segundo treino livre do GP da Austrália de Fórmula 1, realizado durante a madrugada brasileira desta sexta-feira (22), mostrou a força com que a Ferrari chega para o sábado da classificação. Charles Leclerc voou na pista, sobrou na tabela de tempos e mostrou que está na briga. Mas nem ele conseguiu evitar de fazer algo que foi absolutamente epidêmico durante os treinos do dia: machucar o assoalho.
No que diz respeito aos tempos, Leclerc liderou por mais de metade da atividade e fez a volta cair algumas vezes. No fim das contas, chegou a 1min17s277 e colocou 0s381 de vantagem para o segundo mais veloz, justamente Max Verstappen. Demonstração do que a Ferrari tem condições de fazer, sobretudo na classificação.
Chama a atenção, porém, a quantidade de saídas de pista ao longo dos dois treinos. Até Leclerc passou como cortador de grama na parte final do TL2. No TL1, Alexander Albon bateu; Fernando Alonso e Verstappen precisaram trocar assoalho, algo que Hamilton talvez precise também fazer; Valtteri Bottas e Logan Sargeant rodaram. E isso sem falar em todos os outros que desfilaram na grama ou na brita em algum momento.
De qualquer maneira, a terceira colocação ficou com Carlos Sainz, que agora define se vai adiante com os trabalhos do fim de semana ou se entrega o carro de volta a Oliver Bearman. Lance Stroll, Fernando Alonso, George Russell, Oscar Piastri, Sergio Pérez, Lando Norris e Yuki Tsunoda finalizaram o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, ainda na sexta-feira, o TL3 está marcado para as 22h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, a classificação começa às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada para a 1h.
Confira como foi o TL2 do GP da Austrália:
O relógio apontava 16h locais em Melbourne (2h de Brasília, GMT-3) quando os carros alinharam para tomar a pista e começar o segundo treino livre do GP da Austrália. A temperatura do Albert Park era 20°C e o asfalto chegava a 37°C para a última sessão do dia.
O treino começava com conhecimento geral de que apenas 19 pilotos apareceriam na pista. Por conta do forte acidente do TL1, Alexander Albon já havia sido descartado pela Williams e estava fora.
Na realidade, as dúvidas foram postas sobre a participação de Albon no restante do fim de semana, uma vez que a equipe inglesa não levou um chassi extra a Melbourne. Há dúvidas sérias sobre se será possível recuperar o carro para o sábado, isso sem contar em danos também no motor e na caixa de câmbio.
Além de Albon, Fernando Alonso e Max Verstappen precisaram trocar os assoalhos dos carros após pancadas no chão durante o TL1. Os assoalhos sofriam no começo do fim de semana australiano.
De qualquer maneira, os trabalhos do TL2 começaram com um monte de carros tomando a pista imediatamente. Todos usavam os pneus médios. É a primeira vez na temporada que a Pirelli enviou a gama mais macia de pneus: C3 como duros, C4 valendo como médios e os estreantes C5 como macios.
Os minutos iniciais mostravam muitos testes, mas nada muito representativo na pista. Era o começo da compreensão sobre ritmo de corrida. Quem saltou na frente foi a Aston Martin, com Fernando Alonso em primeiro e Lance Stroll logo atrás. O barato foi cortado rapidamente, porém, porque Charles Leclerc voou com 1min17s936 e a melhor volta do dia.
Após o acidente de Albon no treino inicial, Logan Sargeant tocou a brita e rodou violentamente no trecho final da pista. Por sorte, evitou outros carros e o muro, mas voltou aos boxes e foi recolhido à garagem para averiguações. Pierre Gasly foi mais um a sambar um tanto e passar bastante perto do muro. Ninguém trabalhava mais que os muros do Albert Park.
Com 20 minutos de atividade, a Aston Martin colocou pneus macios nos dois pilotos para algumas simulações de classificação. Stroll errou na primeira tentativa e passou fora da pista, enquanto Alonso saltou ao primeiro posto. Em seguida, porém, Stroll acertou e virou 1min17s822 para pontear.
Dedos apontados! George Russell sentiu que Carlos Sainz estava lento demais numa curva cega e reclamou no rádio. E Verstappen? O líder do campeonato só então ia à pista, finalmente, após 25 minutos de silêncio.
Com metade do treino, Stroll e Alonso ainda ocupavam os dois primeiros postos, seguidos por Leclerc, Oscar Piastri, Sergio Pérez, Lando Norris, Sainz, Guanyu Zhou, Sargeant e Valtteri Bottas.
A Mercedes, ainda usando pneus macios, via mais uma aventura de Russell pela parte de fora do traçado, singrando o gramado. Verstappen, com pouca quilometragem alcançada, estava irritado por chegar na chicane e encontrar um lento Zhou pela frente.
Bem como no TL1, Hamilton foi para fora da pista na curva dez. Que dificuldade dos pilotos mercedistas em contar a traseira do W15… Enquanto isso, sem maiores problemas, as Ferrari se distanciavam. De pneus macios, Leclerc ia para 1min17s277 e sobrava na frente, enquanto Sainz pulava para a segunda colocação. As duas Aston Martin apareciam em seguida.
Com menos de 20 minutos pela frente, a Red Bull calçou pneus macios em Verstappen e mandou o tricampeão para a pista. Já a Mercedes tinha de resolver um dano no assoalho de Hamilton. E lá se ia mais um assoalho na sexta-feira. Que verdadeira epidemia.
Vestido de pneus mais aderentes, Verstappen empatou com a volta de Sainz na tentativa inicial. Tentou mais um giro e melhorou, partindo para a segunda colocação. Ainda era 0s381 mais lento que Leclerc, porém. Lá atrás, bem como Russell, Sargeant também passou por fora da pista na curva um.
Havia espaço para a organização do GP da Austrália se vangloriar: de acordo com contagem oficial, mais de 124 mil pessoas estiveram no público do Albert Park em algum momento dos treinos. É um número que configura o maior público em dias de treinos livres na história.
Para os dez minutos derradeiros, apenas pneus médios em ação na pista e simulação de corrida para todos os lados. Mesmo assim, o líder Lecerc foi mais um a cortar a grama da curva um ao sair em alta velocidade e nem tentar contornar. Stroll ainda passaria por fora no setor final do traçado.
Para encerrar, preocupação de Hamilton. Ao perguntar e descobrir qual era o ritmo de Leclerc, respondeu taxativamente que "algo está errado". Mas foi isso. Leclerc sobrou na dianteira.
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Fórmula 1 2024, GP da Austrália, Treino Livre 2:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:17.277 | 26 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:17.658 | +0.381 | 21 |
3 | C SAINZ JR | Ferrari | 1:17.707 | +0.430 | 25 |
4 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:17.822 | +0.545 | 29 |
5 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:17.912 | +0.635 | 31 |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:17.951 | +0.674 | 24 |
7 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:18.077 | +0.800 | 29 |
8 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:18.090 | +0.813 | 33 |
9 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:18.155 | +0.878 | 23 |
10 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:18.188 | +0.911 | 27 |
11 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:18.421 | +1.144 | 32 |
12 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:18.534 | +1.257 | 30 |
13 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:18.578 | +1.301 | 23 |
14 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:18.585 | +1.308 | 32 |
15 | P GASLY | Alpine | 1:18.691 | +1.414 | 33 |
16 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:18.702 | +1.425 | 28 |
17 | E OCON | Alpine | 1:18.705 | +1.428 | 32 |
18 | L HAMILTON | Mercedes | 1:18.834 | +1.557 | 23 |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:19.275 | +1.998 | 31 |
20 | A ALBON | Williams Mercedes | Sem tempo | 0 |