Leclerc começa na frente e lidera 1-2 da Ferrari no TL1 do GP de Singapura de F1

A Ferrari abriu os trabalhos do GP de Singapura do fim de semana com as duas primeiras posições do TL1. Charles Leclerc ficou na frente de Carlos Sainz. Max Verstappen ficou em 3º

A luz do luar de Singapura só vai dar o ar da graça mais tarde, mas o primeiro treino livre para a corrida do fim de semana foi a cabo no fim da tarde desta sexta-feira (15) — manhã brasileira — no circuito de rua de Marina Bay. Num traçado ainda sujo e com pouca aderência, a liderança pulou entre algumas equipes, mas terminou mesmo nas mãos da Ferrari, com Charles Leclerc.

O piloto monegasco terminou com o tempo de 1min33s350 na única volta veloz que anotou de pneus macios. Assim, ficou com 0s078 de vantagem para o companheiro de equipe Carlos Sainz, mostrando novamente uma Ferrari com força sobretudo em ritmo de classificação.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Logo mais, o TL2 está marcado para as 10h (de Brasília, GMT-3). Os horários se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.

Charles Leclerc teve bom começo de fim de semana (Foto: Ferrari)

Confira como foi o primeiro treino livre:

Se tem algum lugar onde o clima é tradicionalmente volátil de hora a hora, esse lugar é Marina Bay, casa do GP de Singapura. Havia a expectativa de alguma pancada de chuva ao longo da hora do primeiro treino do dia, mas o céu era, de maneira preponderante, aberto às 17h30 locais. A temperatura ambiente estava em 32°C, com direito ao asfalto chegando a 44°C.

As equipes partiram para a dobradinha de corridas na Ásia, com Singapura e Japão em semanas seguidas, levando atualizações sobretudo para a parte de refrigeração dos carros. Elemento importante, especialmente para o escaldante calor de Singapura.

Com a luz verde acionada, Aston Martin e Alfa Romeo já mandaram suas duplas de pilotos, bem como Alpine fez com Esteban Ocon e a AlphaTauri, com Liam Lawson. Apesar de condições climáticas bastante distantes daquelas esperadas para classificação e corrida, que serão realizadas à noite, a pista encheu rapidamente.

Lando Norris foi quem anotou as primeiras voltas rápidas o suficiente para liderar a tabela. Inicialmente, na casa de 1min37s8, mas, logo em seguida, baixando para 1min35s7. Apesar de ter saído ao traçado logo de cara, Lance Stroll aparecia na garagem e com mecânicos mexendo no carro. Após dez minutos, era o único piloto sem voltas rápidas.

A tradicional reclamação de Verstappen com as mudanças de marcha para baixo fez a primeira aparição em seguida. Além disso, reclamou de "dificuldades no meio para o fim" das curvas e muita saída de frente. No outro carro taurino, Sergio Pérez tinha parafina na asa dianteira para algum tipo de teste aerodinâmico.

Lando Norris mostrou novamente força da McLaren (Foto: McLaren)

"Alguma coisa cheira a queimado", relatou o agora de contrato renovado Guanyu Zhou à Alfa Romeo. Piloto e equipe anunciaram a permanência para 2024 na quinta-feira e decretaram que a Alfa Romeo-Sauber vai manter a dupla, com Zhou e Valtteri Bottas.

Os pneus macios ainda não haviam aparecido na pista após 20 minutos: médios e duros eram as escolhas. A Pirelli levou a gama mais macia de pneus para Singapura, bom ressaltar, com os compostos C3, C4 e C5.

Os tempos de volta ainda caiam a todo o tempo. Depois de Norris, a dupla da Ferrari se lançou às primeiras posições, seguidos por Lewis Hamilton. Mas, na marca de 20 minutos, era novamente Lando, com a McLaren, quem andava na frente: 1min34s776. Verstappen, por parte dele, voltava a reclamar da falta de aderência na ainda suja pista.

O treino apresentava looks novos das equipes. Tanto Williams quanto McLaren resolveram participar do GP de Singapura com pinturas especiais.

Pérez também foi no caminho de Verstappen e mostrou certa preocupação. "Tenho dificuldade de ver as partes mais rápidas das curvas. Acho que preciso ajustar o assento", falou. Perto da marca dos 30 minutos, os pneus macios começavam a surgir. Foi Pierre Gasly quem surgiu com eles na pista inicialmente. Na primeira volta rápida, subiu para o segundo lugar.

Com metade do treino, Norris liderava e era seguido por Gasly, George Russell, Charles Leclerc, Ocon, Pérez, Hamilton, Carlos Sainz, Verstappen e Yuki Tsunoda.

Nesta marca, Oscar Piastri, com o outro carro da McLaren, era somente o 13º, claramente em outro programa na comparação com Norris. E o australiano foi o próximo a calçar pneus macios, seguido por Valtteri Bottas. O finlandês pulou para o top-10, mas Piastri errou na volta e ficou só em 11º. Kevin Magnussen, entretanto, foi para a quarta colocação.

F1 2023, GP DE SINGAPURA, MARINA BAY, QUINTA-FEIRA, PISTA, CORRIDA NOTURNA, AFP
Parte do traçado de Marina Bay, que recebe a F1 neste fim de semana para o GP de Singapura (Foto: Roslan Rahman/AFP)

Antes de grandes mudanças nos tempos de volta, uma bandeira amarela surgiu na curva dois. O motivo era um lagarto que atravessava o traçado. Verstappen viu e avisou à Red Bull. No rádio, a resposta: "talvez Godzilla tenha tido um filho". E não é a primeira vez que Verstappen viu um lagarto em Singapura, aconteceu há alguns anos.

Muita gente começava a virar tempo de pneus macios, mas Norris acertou 1min33s522 e colocou 0s422 em Sainz, que ocupava a segunda posição. Verstappen abriu volta de pneus macios somente a 20 minutos do fim e andou bem, com 1min33s4. Abaixo de Norris, pois, mas não assumiu a ponta. Isso porque, enquanto Max abria volta rápida, Leclerc cravou 1min33s350.

E AÍ, DRUGOVICH? Vagas de F1 e Fórmula E começam a SUMIR | TT GP #113