"Barbatanas" e T-wings deverão ser banidas em 2018
A aparência dos novos carros de 2017 tem sido extremamente elogiada pelos fãs e várias pessoas do paddock da F1, mas há dois elementos que não reúnem consenso. Uma das consequências não intencionais da revisão das regras da F1 foi o regresso das "barbatanas de tubarão" para ajudar o fluxo de ar para a asa traseira. Além disso, algumas equipas estão ainda a utilizar as T-wings para aumentar a downforce.
O diretor de corrida da Fórmula 1, Charlie Whiting, espera que as "barbatanas de tubarão" e as T-wings sejam banidas para o próximo ano, seguindo a opinião dos fãs.
"No próximo ano, acho que há uma boa chance que essa proibição seja feita porque algumas pessoas acham que são um pouco desagradáveis. Eu pessoalmente não tenho nada contra, mas era algo que podia surgir [com o novo regulamento]. Acho que a reação negativa de todos, provavelmente, não era esperada."
Whiting disse também que a FIA iria verificar as T-wings em Melbourne para garantir que passam nos testes de flexibilidade, após surgirem algumas imagens destes elementos a fletirem bastante durante os testes de inverno.
Aproveitando a legalidade das T-wings em 2017, a Mercedes prepara-se para estrear uma versão ainda mais evoluída deste elemento no GP da Austrália.