Aston Martin exalta "melhor temporada" na F1 após Abu Dhabi: "Enorme evolução"

Após pontuar com Fernando Alonso em sétimo e Lance Stroll em décimo, o chefe da Aston Martin, Mike Krack, definiu o ano de 2023 como um "sucesso" e admitiu inspiração na Red Bull para ser ainda melhor em 2024

Com Fernando Alonso em sétimo e Lance Stroll em décimo no GP de Abu Dhabi, realizado neste domingo (26), o chefe da Aston Martin, Mike Krack, revelou estar "satisfeito" por encerrar a temporada 2023 da Fórmula 1 com os dois carros na zona de pontuação em uma corrida sem a entrada do safety-car. Além de destacar o resultado em Yas Marina, Krack também exaltou o melhor desempenho da equipe desde que voltou à categoria e admitiu que se inspira na dominante Red Bull para desenvolver um carro ainda melhor em 2024.

"Fico satisfeito por encerrarmos a temporada de sucesso com os dois carros pontuando. Não houve muitas oportunidades em uma corrida sem abandonos e as coisas praticamente se desenrolaram de acordo com o ritmo de cada um", disse o luxemburguês.

[relacionadas]

"Fizemos o que pudemos, ultrapassando [Yuki] Tsunoda com o Fernando para terminar em sétimo, e Lance ganhou três posições para marcar o ponto final. Ao refletir sobre a temporada, vejo apenas aspectos positivos e o enorme progresso que fizemos em comparação com o ano passado", seguiu.

Ainda sobre o desempenho no ano, que teve a Aston Martin terminando o Mundial de Construtores na quinta posição, com 280 pontos, Krack destacou a primeira metade da temporada, quando Alonso conquistou seis pódios em oito corridas, sequência que contribuiu para a equipe britânica alcançar a melhor temporada desde que voltou à F1, em 2021.

Lance Stroll saiu do 13º para o 10º lugar no GP de Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

"Tivemos dias especiais, especialmente na parte inicial da temporada, e voltamos com força nas corridas recentes", afirmou. "Foi a nossa melhor temporada até agora como equipe, marcamos 280 pontos contra 55 na temporada passada. Gostaria de agradecer a todos na pista e na fábrica pelo árduo trabalho. Também aos nossos fãs e todos os nossos parceiros, sem o apoio deles, não poderíamos ter alcançado esse progresso", afirmou.

Para 2024, o chefe da equipe assumiu que se inspira na Red Bull, que estabeleceu uma temporada dominante ao vencer 21 das 22 provas do ano. "Todo o mérito para a Red Bull e para o Max [Verstappen], pelos altos padrões e novos recordes que estabeleceram. Vencer 21 corridas em uma temporada é uma conquista notável e só pode servir como motivação para nós fecharmos a lacuna até 2024", concluiu.

Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴 VERSTAPPEN VENCE, MERCEDES VICE da F1 2023: a corrida em Abu Dhabi (e até TAYLOR SWIFT) | Briefing