Aston Martin destaca ultrapassagens de Alonso em "ótima pilotagem" na Holanda

Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin, destacou confiança de Fernando Alonso e ainda como a corrida foi intensa devido a instabilidade do clima

O GP da Holanda de Fórmula 1, realizado neste domingo (27), viu a volta de Fernando Alonso ao pódio. Segundo colocado, o espanhol chegou pressionar Max Verstappen pela vitória, mas o neerlandês resistiu ao rápido ataque nas voltas finais, quando a corrida foi retomada após a bandeira vermelha provocada pela chuva. Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin, além de elogiar a performance do veterano, garantiu que a equipe verde está focada em dar condições a ele de retormar o caminho das vitórias no Mundial.

O dirigente luxemburguês ainda fez críticas à equipe na estratégia com Lance Stroll, que ficou apenas na décima primeira posição, um pouco menos de 2s atrás de Esteban Ocon, que fechou a zona de pontuação.

[relacionadas]

"Foi tudo muito intenso, desde o primeiro minuto do dia, agora precisamos nos acalmar. Não são momentos agradáveis no muro dos boxes, pois há tantas variáveis que podem tanto dar certo quanto errado", afirmou Krack.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fernando Alonso comemora muito a segunda posição em Zandvoort (Foto: AFP)

"Queremos continuar lutando, não vamos parar. Continuaremos a desenvolver e tentaremos reverter a dinâmica que começou na Áustria. [Conseguimos] a volta mais rápida hoje, a vitória estava próxima, mas precisamos ficar ainda mais perto no futuro”, completou.

Sobre Alonso, o dirigente não se furtou em elogiar o piloto, destacando a bela ultrapassagem do espanhol no começo da prova, quando subiu para a segunda posição. "O Fernando estava muito confiante para a corrida, e dadas as condições variando entre pista seca e molhada, conseguiu se sair bem. Que ultrapassagem na curva 3. Foi uma ótima pilotagem, com uma estratégia sólida", comentou o luxemburguês. 

Krack ainda comentou sobre os erros da equipe com Stroll, que sempre esteve longe dos primeiros e durante uma parte da prova chegou a estar em último. "Acredito que acertamos quase tudo com Fernando, mas com Lance, deveríamos tê-lo chamado para os boxes antes. Teremos de analisar isso. No entanto, de maneira geral e no final das contas, acredito que trouxemos melhorias aqui", analisou.

Stroll terminou a prova em Zandvoort somente na 11ª posição (Foto: Haas)

A equipe, que ocupa a terceira posição na classificação geral de construtores, aguardará o GP da Itália em Monza para verificar se as atualizações introduzidas no AMR23 funcionaram conforme o esperado. 

"[Conseguimos] a volta mais rápida também hoje, a vitória estava próxima, mas precisamos nos aproximar mais na próxima vez. Espero poder confirmar [as melhorias], mas estou buscando mais informações. Teremos de analisar diferentes conjuntos de dados após Monza. No entanto, com as três corridas que estão por vir, teremos mais indicadores”, concluiu o chefão da Aston Martin.

Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 1 e 3 de setembro, com o GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.