Alpine lamenta perda de top-10 "por pouco" na China: "Performance não foi suficiente"

Chefe da Alpine, Bruno Famin lamentou 11º lugar de Esteban Ocon no GP da China e prometeu investigação sobre acidente de mecânico, que acabou atropelado em pit-stop de Pierre Gasly

A Alpine, mais uma vez, não conseguiu somar seus primeiros pontos na temporada 2024 da Fórmula 1 no GP da China, disputado no último fim de semana, mas conquistou o melhor resultado da temporada com o 11º lugar de Esteban Ocon. O francês ficou cerca de 2s5 atrás de Nico Hülkenberg, o último na zona de pontuação, e o chefe Bruno Famin lamentou terminar tão perto do top-10 e sair de Xangai zerado. No entanto, elogiou a equipe pela operação em uma corrida acidentada e marcada por entradas do safety-car.

"Foi uma corrida cheia de incidentes, com muitos períodos de safety-car, o que significou que tivemos de ficar alertas e prontos para reagir — o que fizemos com uma parada dupla bem executada", disse Famin. "Esteban [Ocon] fez uma grande corrida para se colocar ao alcance dos pontos, mas não conseguiu por pouco no final", lamentou.

[relacionadas]

Pierre Gasly, por sua vez, já esperava uma corrida mais difícil do que o companheiro de equipe por não ter recebido as atualizações da Alpine na China — que foram exclusivamente para o carro de Ocon. Largando em 15º, o francês ainda passou por um pit-stop complicado, em que um pneu acertou um dos mecânicos, e precisou recuperar terreno para finalizar em 13º.

Famin lamentou o atraso sofrido por Gasly na parada, mas prometeu que a Alpine vai investigar o ocorrido para não repetir cenas do tipo no futuro. Ao menos, o mecânico 'atropelado' pelo carro do francês saiu sem maiores problemas do incidente.

Pierre Gasly se disse ansioso para receber as atualizações em Miami (Foto: Alpine)

"Pierre [Gasly] também foi bem em sua recuperação e ganhou posições depois do problema em sua primeira parada", analisou. "Ainda bem que ninguém se machucou, e vamos investigar o que aconteceu para evitar novos incidentes do tipo no futuro", afirmou.

Famin admitiu que a Alpine não tem o desempenho que gostaria neste momento e garantiu que o time vai continuar trabalhando para evoluir em busca de seu primeiro ponto no ano. O chefe da esquadra francesa aproveitou para agradecer aos engenheiros da fábrica pelas atualizações da China, que também chegarão ao carro de Gasly na próxima etapa, em Miami.

"A corrida mostrou que ainda temos muito trabalho a fazer e, como equipe, precisamos continuar em frente para encontrar mais performance, já que não tivemos o suficiente", admitiu. "Agradeço especialmente à equipe na fábrica, que se esforçou bastante para levar novas atualizações a Xangai. Elas performaram conforme o esperado", finalizou.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!