Alpine clama por paz entre Alonso e Ocon: "Inaceitável com nossos funcionários"

Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, acredita que a bronca dada em Fernando Alonso e Esteban Ocon após os encontros na corrida sprint em São Paulo tenha relembrado aos pilotos a importância do jogo de equipe na Fórmula 1

Fernando Alonso e Esteban Ocon protagonizaram uma das várias brigas internas que aconteceram no último fim de semana no GP de São Paulo. Os dois se encontraram na pista duas vezes durante a corrida sprint no sábado (12), e a resposta da Alpine veio em uma bronca do chefe Otmar Szafnauer no comunicado oficial da equipe, afirmando que os dois "deviam fazer um trabalho melhor".

A bronca parece ter surtido efeito. No domingo, os dois fizeram ótimas corridas de recuperação, com Alonso terminando em quinto e Ocon em oitavo. O francês inclusive teve um leve atrito no rádio no final da corrida quando a equipe pediu que deixasse Fernando lhe ultrapassar, mas logo cedeu a posição. Em entrevista coletiva com a presença do GRANDE PRÊMIO, Szafnauer descatou a importância do trabalho em equipe e disse acreditar que a bronca tinha surtido efeito.

[relacionadas]

"Quando você faz o jogo de equipe, todo mundo ganha. Os pilotos ganham, marcando pontos, e a equipe ganha — afinal de contas, é um jogo de equipe. Temos que maximizar os pontos da equipe, e os pilotos conseguem fazer isso ao jogar o jogo de equipe — assim como fizeram hoje", elogiou Otmar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alonso e Ocon se estranharam na corrida sprint em Interlagos (Foto: Reprodução/F1 TV)

"Temos que mostrar para eles que é inaceitável eles se tocarem enquanto temos mais de mil pessoas trabalhando sem parar para garantir que terminemos em quarto no Mundial de Construtores, trazendo atualizações com frequência, trabalhando aos sábados e domingos, garantindo que nosso carro seja o mais competitivo possível. Os mecânicos também. Eles tiveram aquela bobeira na pista, em que um foi para cima do outro, e você precisa se entender com seu companheiro de equipe, principalmente quando o quarto lugar do campeonato está em jogo. Mas acho que a mensagem penetrou, fizemos um bom trabalho hoje", analisou o chefe da Alpine.

A equipe chega agora para a última corrida do ano em Abu Dhabi com uma vantagem de 19 pontos para a McLaren na briga pela quarta posição do Mundial de Construtores. Questionado pelo GRANDE PRÊMIO se os pilotos da Alpine estão liberados para brigarem na pista em Yas Marina, Otmar ressaltou que o foco é apenas em terminar a última prova do ano.

"Eles sempre estão, a não ser que estejam em estratégias diferentes. Mesmo que eles estejam à nossa frente, com essa vantagem de 19 pontos, apenas temos que terminar a corrida. A chave para nós é terminar a próxima corrida. Com o ritmo que temos, estou confiante de que iremos terminar no quarto lugar", concluiu Szafnauer.

GRANDE PRÊMIO cobriu o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. A F1 encerra a temporada com o GP de Abu Dhabi já entre os dias 18 e 20 de novembro.