AlphaTauri anuncia renovação de Tsunoda e Ricciardo para temporada 2024 da Fórmula 1

A AlphaTauri enrolou, mas acabou renovando com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo para a temporada 2024 da F1. O japonês vai fazer a quarta participação seguida na categoria, enquanto o australiano afasta a ameaça Liam Lawson

Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo estão confirmados no grid de 2024 da F1. No sábado (23) pela manhã no Japão, a AlphaTauri anunciou a renovação com o japonês e com o australiano, algo que põe fim às especulações de que Liam Lawson poderia ocupar uma das vagas no ano que vem.

A renovação faz com que Tsunoda parta para a quarta temporada consecutiva na categoria.

[relacionadas]

"Estou ansioso para continuar a lutar e colaborar com o time e com Daniel", disse Tsunoda no comunicado enviado pela equipe. "Sou grato à Red Bull e à Honda por seguir no esporte e por acreditar em mim, e estou muito feliz e agradecido por continuar esta parceria", completou Yuki.

Yuki Tsunoda segue no grid da F1 2024 com a AlphaTauri (Foto: Red Bull Content Pool)

Havia dúvidas se Ricciardo seguiria no time para 2024. Após a lesão do australiano durante os treinos livres do GP da Holanda, em que fraturou o pulso, Lawson teve as primeiras oportunidades na F1 e deu conta do recado, inclusive pontuando no GP de Singapura. Ricciardo segue afastado das atividades da Fórmula 1.

"Estou encantado por guiar com Yuki de novo no ano que vem e seguir esta jornada com a AlphaTauri. Depois do progresso que fizemos e dos planos para o futuro, é um momento empolgante para a equipe. Estamos evoluindo, e é um sentimento imenso", falou o australiano.

A AlphaTauri faz uma temporada 2023 sofrível. Lanterna do Mundial de Construtores, anotou só 5 pontos, sendo 3 deles pelas mãos de Tsunoda e os 2 de Lawson em Singapura. Ricciardo, com duas corridas, aparece zerado, assim como Nyck de Vries, demitido depois do GP da Inglaterra.

O time de Faenza, porém, sonha com dias melhores nos próximos campeonatos. Do último GP de Singapura em diante, a AlphaTauri vai seguir uma "filosofia Red Bull", ou seja, aproveitando o máximo de peças possíveis da líder absoluta da temporada. Em Marina Bay, já deu algum resultado: o nono lugar de Lawson foi o melhor da equipe em 2023.

Apesar de estar na frente dos companheiros na F1 2023, Tsunoda vive sua pior temporada na categoria, com apenas 3 pontos. O 17º lugar atual do japonês é o mesmo que teve em 2022, mas Yuki anotou 12 tentos ano passado. Em 2021, Tsunoda foi 14º, com 32 pontos. Foi naquele ano também que o piloto do #22 teve o melhor resultado em corrida: chegou em quarto no GP de Abu Dhabi.

Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 já nesta semana, entre os dias 22 e 24 de setembro, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!