AlphaTauri se defende de críticas por uso de bandeira imperial em pôster do GP do Japão

Depois de atrair críticas nas redes sociais por usar a Bandeira do Sol Nascente em pôster comemorativo para o GP do Japão, a AlphaTauri foi a público explicar a escolha

Criticada por utilizar uma imagem da Bandeira do Sol Nascente eu seu pôster para o GP do Japão, a AlphaTauri se pronunciou por meio de suas redes sociais nesta quinta-feira (21) e explicou a inclusão do símbolo na arte. De acordo com a equipe, a intenção era apenas destacar a chegada da corrida, e não fazer alusão a qualquer tipo de movimento político do país.

"Vimos alguns comentários nas últimas horas sobre nosso pôster para o GP do Japão", escreveu a equipe no X, antigo Twitter. "Criamos esse pôster apenas para fins estéticos, sem nenhuma intenção de fazer referência a qualquer movimento político ou fato histórico", diz o comunicado.

Relacionadas

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pôster do GP do Japão rendeu muitas críticas à AlphaTauri (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Pedimos desculpas a todos que podem ter se sentido ofendidos por uma referência tão involuntária. Esse pôster tinha a única intenção de celebrar a semana de corrida de uma das etapas mais populares do calendário da Fórmula 1", finalizou a AlphaTauri.

A Bandeira do Sol Nascente foi utilizada pelas Forças Armadas do Japão até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e representa um símbolo da política de expansão global do país, principalmente por intermédio da Marinha Imperial.

Por outro lado, os atos de violência cometidos pelas tropas japonesas sobre outros povos, como coreanos e chineses, trouxeram uma conotação negativa ao símbolo, que costuma gerar polêmica a cada vez que é utilizado.

O GP do Japão de Fórmula 1 acontece entre os dias 22 e 24 de setembro, no Circuito de Suzuka, e o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as emoções do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL.