5 coisas que aprendemos no sábado do GP do Japão da Fórmula 1 2023

Uma pole avassaladora de Max Verstappen desenha novo passeio no parque do virtual tricampeão do mundo no GP do Japão. Só que atrás dele tem jogo entre McLaren, Ferrari, Mercedes e, claro, um perdido Sergio Pérez

A classificação do GP do Japão passou longe de ser memorável do ponto de vista de emoção ou imprevisibilidade. Na verdade, serviu para recolocar a temporada 2023 da F1 nos eixos, foi um duro golpe de realidade em todo mundo: Max Verstappen está degraus acima do resto da galera.

A pole do holandês foi das mais dominantes, em um fim de semana em que, Max nada de braçadas em todas as sessões e tem tudo para seguir atropelando na corrida. Atrás aparecem as McLaren, com Oscar Piastri na frente de Lando Norris.

Relacionadas

Sergio Pérez, em mais uma performance terrível, levou quase 0s8 do companheiro Verstappen e surge dividindo as Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz no grid, abrindo a terceira fila. As Mercedes aparecem na quarta fila, com Lewis Hamilton na frente de George Russell. Fernando Alonso, numa Aston Martin sofrível, larga atrás até de Yuki Tsunoda, que fez a festa da torcida em Suzuka.

F1 2023, GP DO JAPÃO, SUZUKA, SÁBADO, CLASSIFICAÇÃO, RED BULL, MAX VERSTAPPEN, McLAREN, OSCAR PIASTRI, LANDO NORRIS
Max Verstappen puxa o top-3 do grid com a dupla da McLaren (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 16ª etapa da temporada da F1 2023, no Japão:

Verstappen confirma pole absurda e indica vitória, volta mais rápida e passeio

A verdade é que o favoritismo de Verstappen no Japão aumentou a cada sessão disputada. E, com a pole feita quase 0s6 mais veloz que todo mundo, isso só aumentou. Em condições normais, sem quebras ou coisas do tipo, é mais fácil que Max faça um hat-trick ou até um grand-chelem do que perca essa corrida, tamanha é a disparidade da Red Bull para o resto e mais ainda dele em relação ao inoperante Pérez.

McLaren se põe como segunda força e tem de sonhar com pódio duplo

Tem Pérez vindo atrás com um carro muito rápido, é verdade, além de Ferrari e Mercedes que devem chegar na briga, mas a McLaren precisa mirar no pódio duplo no fim de semana. Ainda que não consiga atingir, o time laranja tem de pensar grande porque o carro está cada vez melhor e as chances vão aparecendo. Largando com os dois pilotos no top-3, é hora de atacar.

Lewis Hamilton pode buscar as Ferrari amanhã (Foto: AFP)

Ferrari mira McLaren, mas precisa ficar de olho na Mercedes no Japão

A Ferrari sabe que pode beliscar mais um pódio em Suzuka, ao mesmo tempo em que precisa cuidar da Mercedes vindo atrás. É que os pneus serão fator novamente e a degradação elevada da pista tende a pegar os italianos no pulo. Assim, mais do que apenas velocidade, o gerenciamento volta a ser crucial para os vermelhos. A chance de Leclerc reagir é cuidando do carro, pois. E tomando conta porque a Mercedes vai brincar na tática e tentar compensar a falta de velocidade.

Pérez chega com obrigação de 2º lugar. O que provavelmente significa que vai falhar

Enquanto McLaren, Ferrari e Mercedes se pegam por conta de centésimos que fazem a diferença na briga da 'F1 A' que não inclui a Red Bull, Pérez se enfia nessa briga discretamente. O mexicano faz parecer que tem um carro 'B' dos austríacos, tamanha a desvantagem para Verstappen. E se conforma com o desempenho medíocre que vem tendo, o que ajuda a explicar como Checo tem obrigação de ser segundo colocado sempre e, ao mesmo tempo, nunca é favorito para tal. Mais uma vez isso se repete.

Alonso, AlphaTauri, Alpine, Albon: briga por últimos pontos promete

Se a classificação foi tenebrosa, a corrida tende a ser melhorzinha para a Aston Martin, ao menos é o que indicou a simulação do time. Assim, Alonso é favorito natural a comandar o pelotão que vem atrás das quatro principais equipes. Mas a briga pelos pontinhos suados ainda envolve a sempre incógnita Alpine, a AlphaTauri em sua nova "filosofia Red Bull" e, claro, Alexander Albon, que é a Williams inteira. Surpreendentemente, é a AlphaTauri quem mais ameaça o espanhol bicampeão.

A largada para o GP do Japão está prevista para as 2h de sábado, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Antes, à 1h40, o GP abre a transmissão em segunda tela na GPTV, em parceria com a Voz do Esporte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!