5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Itália de Fórmula 1 2023

Max Verstappen é favorito mesmo saindo de segundo, mas a Ferrari, com Carlos Sainz na pole e Charles Leclerc em terceiro, quer entrar no jogo e pode fazer o GP da Itália ficar divertidíssimo

A classificação do GP da Itália viu a Ferrari manter a força do fim de semana e cravar a pole com um Carlos Sainz muito determinado. Max Verstappen ficou em segundo, separando os companheiros de equipe italianos. Charles Leclerc, apesar do terceiro posto, ficou a menos de 0s07 de Sainz.

De todo modo, a Red Bull ainda parece muito forte e até favorita à vitória em Monza. Prova disso é que Sergio Pérez, sempre abaixo nas classificações, ainda ficou em quinto, logo atrás de um incrível George Russell.

[relacionadas]

Alexander Albon aparece em sexto no grid, seguido por Oscar Piastri. Aí surgem Lewis Hamilton e Lando Norris, que não conseguiram bater os companheiros de time. Fernando Alonso, fazendo o que dá com a Aston Martin, sai de décimo. As Alpine não passaram nem do Q1.

Carlos Sainz, Max Verstappen e Charles Leclerc formam o top-3 do grid da Itália (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da 14ª etapa da temporada da F1 2023, na Itália:

Ferrari segura firme e faz pole. Vai resistir na corrida?

A Ferrari aguentou mais um dia, hein? Será que isso dura até o fim da corrida? Difícil cravar, duro de acreditar, inclusive, mas os italianos vivem um sonho em frente à torcida mais apaixonada do esporte a motor. O GP da Itália, pelo menos, tem toda cara de que vai ver a Ferrari lutando muito. E a expectativa está lá em cima, do tipo que não vencer será frustração. Mas é bom se preparar…

Verstappen ainda é favorito, mas largada decide quanto trabalho vai ter

É que a Red Bull é favorita em todas as corridas do ano, simples assim. Agora, com Max saindo de segundo na Itália e entre as duas Ferrari, há como ter alguma emoção aí. Ou uma forte emoção, quem sabe? Depende da largada, de como Sainz e Leclerc vão sair, de como Verstappen vai agir nas primeiras curvas. Mas, se até Pérez sai de boa posição, o holandês tem tudo para reverter o quadro desfavorável amanhã, especialmente no stint de pneus médios.

George Russell carregou a Mercedes na classificação em Monza (Foto: Mercedes)

Russell brilha e põe Mercedes com chances reais de pódio

A Mercedes parecia carta fora do baralho porque dificilmente renderia na classificação de Monza, mas Russell tinha um plano. Enquanto Hamilton sofreu bastante e ficou longe do top-3, o inglês já se meteu ali em quarto e, com o ritmo de corrida bom que costumam ter as Flechas de Prata, pode muito bem sair de lá com um trofeuzinho. É assim que se faz uma vice-campeã dos Construtores.

McLaren nega fogo e só deve pontuar de leve

A expectativa em cima da McLaren era alta de novo, até pela força que a equipe mostrou em voltas rápidas na Bélgica, mas não rolou. Considerando que os laranjinhas estão caindo nos domingos, complicou legal. É pensar em salvar pontos duplos, mas mais do que isso parece viagem.

Williams firme, Aston Martin pífia, Alpine patética

Da galera mais do meio e fim do pelotão, a Williams comprovou a força em pistas de alta, mas só pelas mãos de Albon, para variar. A Aston Martin voltou ao modo tristeza total do fim da primeira metade da F1 2023 e só não sofreu mais porque Alonso guia muito. Enquanto isso, a Alpine pegou o embalo do pódio de Pierre Gasly na Holanda e tacou no lixo, caindo com os dois carros no Q1. Duro imaginar até que pontue amanhã na Itália.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!