5 coisas que aprendemos no GP de Singapura, 15ª etapa da Fórmula 1 2023

O GP de Singapura teve atuação espetacular de Carlos Sainz, que venceu e quebrou a série invicta da Red Bull na F1 2023. Lando Norris e Liam Lawson foram outros que brilharam em dia de caos para Max Verstappen, Sergio Pérez, Fernando Alonso e, na última volta, George Russell

O GP de Singapura foi mais um grande candidato ao posto de melhor corrida de uma combalida temporada 2023 da F1. Boas brigas, imprevisibilidade, equilíbrio na ordem de forças e um espetacular Carlos Sainz foram os grandes destaques da prova disputada neste domingo (17).

O espanhol triunfou após cravar a pole, ter ótimo ritmo e uma pilotagem muito consciente o tempo todo. A ponto de tirar o pé para segurar os pneus e, depois, reduzir para deixar Lando Norris colar e poder abrir a asa para defender os ataques das Mercedes, que vinham furiosas atrás com compostos mais novos e mais macios. Genial.

[relacionadas]

Norris chegou em segundo, enquanto Lewis Hamilton completou o pódio. George Russell bateu nas últimas curvas e perdeu a chance de levar um troféu para casa, enquanto Charles Leclerc, sofrendo com pneus, foi quarto.

O caos tomou conta das ruas de Marina Bay, com Max Verstappen ainda precisando comemorar que chegou em quinto. Sergio Pérez foi oitavo e Fernando Alonso nem pontuou, empilhando erros em uma Aston Martin tenebrosa.

Carlos Sainz teve grande atuação para vencer em Singapura (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na 15ª etapa da F1 2023, em Singapura:

Sainz brilha e grita na cara da Ferrari: renovem imediatamente

A Ferrari precisa renovar urgentemente com Sainz. É simples: o espanhol sempre foi bom piloto, mas tem mostrado também um incrível poder de liderança. Carlos tem feito decisões muito acertadas em todas as áreas e hoje faz todo sentido construir um projeto vencedor em volta dele. O desempenho em Singapura foi o melhor da carreira, momento é todo dele.

Vitória escapa entre os dedos e Mercedes tem boas e más notícias

A Mercedes teve chance real de pole e também de vitória, como não? Escaparam ambas as oportunidades, mas o ritmo foi bem interessante quase o tempo inteiro. A estratégia da parada extra quase funcionou, valeu o risco, mas fica o alerta: Hamilton caiu de nível nas classificações e Russell parece muito sem confiança, desesperado por um grande resultado.

McLaren de Singapura é aquela que sonha ser 2ª força da F1

A sonhada primeira vitória de Norris na F1 não saiu de novo, mas foi quase. E, do jeito que está, é questão de tempo. Lando foi muito bem e a McLaren teve nível de time que briga no topo da categoria. No fim das contas, as atualizações funcionaram muito bem e são três pódios nas últimas seis corridas. A McLaren vai buscar a Aston Martin…

George Russell queria atacar Carlos Sainz e acabou no muro (Foto: Mercedes)

Singapura vira Calcanhar de Aquiles de Verstappen. Red Bull preocupa?

Pelo segundo ano consecutivo, Verstappen teve um GP de Singapura muito ruim. Desta vez, Pérez não salvou, aliás, foi ainda pior. Tudo bem, é válido o time se preocupar, afinal, a prova foi logo depois da diretiva da FIA que mexeu com a altura dos carros, mas a amostragem é muito pequena para cravar que o domínio acabou. O fato aqui foi claro: o time decepcionou muito o fim de semana todo.

Lawson cava vaga em 2024, Aston Martin despenca de novo, Alpine vai do inferno ao céu

No famoso resto do bolo, o destaque positivo foi Liam Lawson, marcando pontos logo em sua terceira corrida na F1 e praticamente assinando contrato para estar em 2024 no grid. Não é possível que esse rapaz esteja fora ano que vem. Enquanto isso, a Aston Martin foi deprimente de novo, agora em uma pista que parecia boa para ela. Carro desgovernado, Alonso sofreu muito, errou bastante, nem pontuou. A Alpine até melhorou em relação ao sábado, fez pontos legais com Pierre Gasly, mas a quebra de Esteban Ocon foi deprimente. Que sacanagem, o francês aniversariante brilhava na corrida.

Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 já na semana que vem, entre os dias 22 e 24 de setembro, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!