5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Bahrein da Fórmula 1 2024

A classificação do GP do Bahrein mostrou que Max Verstappen e a Red Bull ainda estão na frente do resto do pelotão e são bem favoritos na F1 2024. A Ferrari vem atrás, mas a Mercedes e até a McLaren também podem incomodar

Max Verstappen comandou uma classificação apertada que definiu o grid de largada do GP do Bahrein nesta sexta-feira (1). Foram pouco mais de 0s5 separando o pole neerlandês de Lewis Hamilton, nono colocado. Acirrado, promissor.

Charles Leclerc colocou a Ferrari em segundo, com George Russell e a Mercedes separando o monegasco de Carlos Sainz. Sergio Pérez parte da quinta colocação. Fernando Alonso, com a Aston Martin, sai de sexto.

[relacionadas]

O top-10 ainda teve as McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri na frente de Hamilton, com a zebra do dia, Nico Hülkenberg, na sequência. No fundo do grid, na última fila, as Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da classificação do GP do Bahrein da Fórmula 1 2024:

Max Verstappen sai na pole no GP do Bahrein (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen cresce na Hora H e entra muito favorito à vitória

A briga pela pole foi apertada, a sensação era de que Leclerc poderia, sim, ter ficado na frente, mas o favoritismo de Verstappen no GP do Bahrein é gritante. A Red Bull teve o melhor desempenho na simulação de corrida, Max sai da posição de honra, então, é difícil imaginar que algo possa atrapalhar o neerlandês.

Ferrari entra forte por pódio. Ritmo em classificação segue bom

A Ferrari sai da sexta-feira do Bahrein com sabor amargo. Sainz poderia estar um pouquinho mais para frente no grid, Leclerc tinha como ter feito a pole. A grande batalha vem no sábado, o grande teste se os pneus italianos vão sobreviver, aquela coisa toda. Há uma chance verdadeira de pódio, até duplo.

Mercedes acerta com Russell, erra com Hamilton. E faz parte

Ainda nos primeiros passos com o revolucionado W15, a Mercedes vai sofrendo com as dores do crescimento, natural. De toda forma, a terceira posição de Russell é muito mais significativa que o resultado abaixo de Hamilton, em nono. As Flechas de Prata tentaram dois acertos diferentes e um deles não funcionou, faz parte. O futuro da Mercedes é promissor e o começo não é tão ruim assim, não. Numa dessas sobra até um pódio no Bahrein.

McLaren larga atrás, mas tem tudo para crescer. Alonso pode sofrer

A McLaren ficou um pouco frustrada porque o top-5 no grid era muito possível não fosse um erro de Norris no primeiro setor. Só que o time parece melhor em ritmo de corrida, ou seja, tem condições reais de atacar Mercedes, quem sabe Ferrari. No meio disso, Fernando Alonso fez boa classificação, mas tende a sofrer um pouco mais com o ritmo da Aston Martin.

Lando Norris teve chance real de ficar mais para frente no grid (Foto: AFP)

Hülkenberg brilha, Sargent sofre e Alpine passa vergonha

Hülkenberg foi o grande nome da primeira classificação do ano. Com uma Haas muito menos pior do que aparentava na pré-temporada, o alemão brilhou e levou o time americano ao top-10, deixando carros bem mais rápidos pelo caminho. Por outro lado, Logan Sargeant se afundou entre a Alpine e a Sauber, tomou um baile de Alexander Albon. Só não foi a pior coisa da sexta-feira no Bahrein porque a equipe francesa estava muito empenhada. Última fila para Ocon e Gasly, pobre coitados.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, a largada está marcada para as 12h (de Brasília, GMT-3).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!