5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Itália da Fórmula 1 2023
A Red Bull é sempre forte, mas não parece a mais imbatível de sempre no fim de semana do GP da Itália, com McLaren e, quem diria, Ferrari surgindo muito bem nos treinos livres
O primeiro dia de treinos treinos na Itália viu McLaren e uma surpreendente Ferrari bem fortes, desafiando o poder da Red Bull. A sexta-feira (1), porém, pode ter representado bem pouco, num fim de semana com aquele formato diferente de classificação, com pneus obrigatórios.
Carlos Sainz comandou o TL2, enquanto Max Verstappen foi o melhor do TL1. Na sessão da tarde, a McLaren veio bem, com Lando Norris e Oscar Piastri também entre os quatro primeiros, enquanto Sergio Pérez foi terceiro, mas terminou o dia no muro após rodar.
Verstappen foi quinto no TL2, na frente de Charles Leclerc. Alexander Albon mostrou a potência da Williams, enquanto Aston Martin e Mercedes sofreram um pouco, fora do top-7 com os quatro carros.
Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da 14ª etapa da temporada da F1 2023, na Itália:
Pérez na melhor sexta-feira do ano? Red Bull não parece no auge em Monza
Pérez jura que teve a melhor sexta-feira do ano e, ao menos por ter ficado na frente de Verstappen no TL2, isso faz algum sentido. Problema é que o mexicano foi ao muro, como isso pode ter sido um dia exatamente bom? Que régua baixa. Fato é que a Red Bull não começou o fim de semana tão impressionante. Não é a primeira vez, mas, em uma pista de alta velocidade, isso pode realmente significar equilíbrio.
Parece que vem drama para Mercedes na classificação e caos para Aston Martin
Não foi um dia tão definitivo porque, primeiro: é sexta-feira e quase nunca representa uma certeza. Além disso, teve caos, o regulamento específico dos pneus de classificação, então não se viu tudo de todas as equipes. Mas a Mercedes parece fora da briga pelo pódio e com cara de drama no Q3, enquanto a Aston Martin tende a penar de verdade depois de uma reação na Holanda.
Ferrari brilha na sexta-feira e empolga torcida. Questão é saber quando vai falhar
A Ferrari parece genuinamente forte e o temporal de Sainz no TL2 prova isso. Mostra também que o espanhol vem para cima de Leclerc, que quer mesmo liderar o time. Agora, vamos lá: é bom termos cautela com os italianos, afinal, a lista de fracassos recentes é incontável. Na frente da torcida, então, o risco disso acontecer é enorme.
McLaren forte de novo e vem para brigar no sábado. Resta seguir firme no domingo
A McLaren briga pela pole em Monza, isso parece muito seguro de dizer. A pista da Itália se encaixou com o novo carro laranjinha, aliás, como todas as recentes. A questão toda é o domingo. São duas etapas seguidas em que o time de Woking desabou na hora do vamos ver, então, mais do que a classificação, que tende a ser boa, é manter o foco para coletar os pontos, que só são distribuídos no fim da etapa, claro.
Williams no bolo, Alpine na lama: o dia 1 das 'F1 B' e 'C'
O começo de etapa da Alpine foi bem desanimador para quem teve um sábado horrível na Holanda, mas que brilhou na pista molhada e foi ao pódio com Pierre Gasly. Agora, porém, o time voltou ao patamar meio de pelotão e nada mais que isso. Por outro lado, está lá forte de novo a Williams, querendo vir para o bolo, classificar nas primeiras filas e pegar bons pontos. Albon tem grandes chances de fazer isso, aliás.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Amanhã, o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação define o grid de largada a partir das 11h. Já no domingo, a largada está marcada para as 10h.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!