5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Holanda da Fórmula 1 2023
Lando Norris colocou a McLaren na frente em um dia em que a Red Bull pareceu sofrer mais do que o normal e até a Williams e a AlphaTauri bagunçaram o grupo da frente na Holanda
McLaren e Red Bull começaram na frente na sexta-feira (25) que marcou o retorno da F1 das férias, nos treinos livres do GP da Holanda. Lando Norris foi o mais veloz do TL2, apenas 0s023 na frente de Max Verstappen, que tinha puxado a fila na primeira sessão.
O equilíbrio entre as duas equipes foi a tônica de um dia que, dali para baixo, também foi bem misturado. Até Williams e AlphaTauri apareceram com destaque, no bolo junto com Alpine e Mercedes.
Alex Albon ficou em terceiro, quase 0s3 acima de Norris e um pouco mais rápido que Lewis Hamilton. Aí vieram Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Sergio Pérez, Lance Stroll, Valtteri Bottas e Fernando Alonso, que havia andado forte na sessão da manhã.
A Ferrari sofreu e, no TL2, ficou em 11º com Charles Leclerc e em 16º com Carlos Sainz. O dia ainda teve George Russell penando na 14ª colocação e Oscar Piastri batendo, sendo seguido por Daniel Ricciardo. E foi o australiano veterano quem se deu mal, quebrando o punho e dando lugar ao estreante Liam Lawson no fim de semana.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da 13ª etapa da temporada da F1 2023, na Holanda:
Red Bull e Verstappen são favoritos, mas talvez tenha jogo
A Red Bull é favorita e não foi a primeira vez no ano que o time começou meio estranho um fim de semana, mas a falta de equilíbrio do carro liga um natural sinal de alerta, claro. Verstappen não ficou muito satisfeito com o que teve nas mãos e isso pode abrir uma mínima brecha para a concorrência.
McLaren segunda força? Sim, senhor
Norris liderou o TL2 e Piastri poderia muito bem ter seguido de perto, mas deu no muro. O australiano preocupa, pode ter perdido o carro do fim de semana ali, é verdade, só que Lando é candidatíssimo ao pódio e tem tudo para ser favorito caso algo dê errado com Verstappen. A McLaren, da última atualização para cá, embalou.

Briga pela terceira força tem Mercedes na frente
Ainda que Russell, mais uma vez, esteja perdidinho, lá vem Hamilton no grupo da frente, puxando a Mercedes para a briga pelo terceiro lugar. Diante de tanta oscilação da Aston Martin e de uma Ferrari que recomeça o ano tenebrosa, a Flecha de Prata surge favorita nessa batalha e, de novo, olha para o pódio como realidade, tentando beliscar a McLaren.
Ferrari parece cada vez pior e pode penar de verdade
Toda vez que a Ferrari fala em focar no ano seguinte ela não cai, despenca. O primeiro dia na Holanda foi medonho, sejamos honestos. É bem capaz que ao menos um entre Leclerc e Sainz não chegue nem ao Q3, tamanha a ruindade que o carro aparenta apresentar em Zandvoort. Vai rolar milagre do dia para noite? Não é muito a cara deles…
Williams? Alpine? AlphaTauri? Alfa Romeo? Candidatas a zebras se multiplicam na Holanda
Da Mercedes para trás é um caos geral. A Aston Martin continua sem passar confiança, a Ferrari está daquele jeito e aí virou bagunça: é Williams, Alpine, Alfa Romeo e até AlphaTauri surgindo todas próximas. Uma pena que numa pista tão difícil de se ultrapassar, hein?
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No sábado, o dia começa com o TL3, às 6h30 (de Brasília, GMT-3), seguido pela classificação, às 10. No domingo, a largada também está marcada para as 10h.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!