5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da China da Fórmula 1 2024

Lando Norris brilhou em meio a um cenário caótico de asfalto parcialmente novo e chuva e garantiu uma pole improvável na sprint do GP da China

O caos reinou justamente no Q3 da classificação da sprint e fez a prova curta do GP da China ganhar um grid de largada absolutamente improvável. A pole ficou com Lando Norris, em pista que não parecia das melhores para a McLaren, pelas curvas de baixa velocidade. Ainda na primeira fila, um Lewis Hamilton que vivia um 2024 apagadíssimo.

Max Verstappen e Carlos Sainz, principais destaques do início do ano, aparecem apenas em quarto e quinto no grid da sprint chinesa, atrás ainda de Fernando Alonso.

[relacionadas]

Companheiros dos dois vencedores de corridas na temporada, Sergio Pérez e Charles Leclerc vão ser sexto e sétimo na partida da prova, com Oscar Piastri à frente da dupla da Sauber. George Russell larga apenas em 11º.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da China, quinta etapa da Fórmula 1 2024:

Lando Norris mostrou força no asfalto molhado da China (Foto: AFP)

Loteria na China mostra magia do asfalto meia-boca com chuva

Pilotos e equipes não vão curtir muito isso, não, mas o fã de F1 se deleita com a perigosa combinação apresentada na China. Lembra daquele lendário GP da Turquia de 2020? Pois é, o Q3 em Xangai foi meio assim, com a chuva lavando e espalhando tinta por esse asfalto sem vergonha que os caras colocaram lá. Aí os pneus viraram patins e a galera estava no gelo. Diversão purinha, caos total, loteria.

McLaren dá passo grande para deixar decepção do Japão para trás

Era loteria para todo mundo, então, a McLaren não tem nada a ver com isso. Os laranjinhas aproveitaram o momento e roubaram uma pole absolutamente inesperada. Méritos totais para Norris, quem melhor domou o 'gelo', enfiando um temporal em cima de todo o resto do pelotão. Depois de sonhar grande no Japão e quebrar a cara, o prêmio pode vir de onde menos se esperava pelas características que o carro apresenta.

Hamilton se impõe de forma enfática no caos da China. O homem voltou?

Hamilton precisava dar uma resposta depois de um começo de ano que era mais do que fraco, era extremamente apático. O cenário de caos na China foi perfeito, Lewis soube controlar bem o carro e manejou com mais habilidade que todos os rivais menos Norris. O segundo lugar no grid é muito, muito acima do que a Mercedes poderia sonhar. Agora é converter isso na sprint e tentar aparecer bem também na corrida. Hamilton pode bem mais do que vem mostrando até aqui no ano. E provou isso.

Red Bull sofre no aguaceiro, mas Verstappen é favorito até na sprint

São apenas 19 voltas e isso deixa as coisas mais engraçadinhas amanhã, mas é justo dizer que Verstappen é favorito mesmo assim, mesmo saindo do quarto lugar. O motivo é simples: o neerlandês é o piloto mais rápido da atualidade, no melhor carro e em uma pista que não deve ser hostil com a Red Bull quando seca. Na frente de Max no grid não há Pérez e nem Ferrari, o favoritismo é dele, sim.

Max Verstappen sofreu no Q3 da sprint (Foto: AFP)

Ferrari fica para trás no molhado e encara nova prova de fogo

É outra que tem tudo para crescer muito de rendimento com a pista seca. O problema para a Ferrari é que a distância para as demais é bem menor que a da Red Bull e isso já torna a tarefa inglória para Sainz e Leclerc em brigas com Norris, Hamilton ou Alonso. Até um pódio na sprint não vai ser tarefa fácil para os italianos, mas a tendência é que um trofeuzinho venha ao natural no domingo. Finais de semana de sprint têm dessas.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No sábado (20), a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!