Pin leva punição por ignorar fim de corrida 2 da F1 Academy em Jedá. Pulling herda vitória
Doriane Pin não viu a bandeirada e continuou em plena aceleração após o final da corrida 2. A francesa só freou quando a direção de prova acionou a bandeira vermelha
Dominante em todo o final de semana da abertura da F1 Academy 2024, na Arábia Saudita, Doriane Pin protagonizou o que tem tudo para ser um dos lances mais inusitados do ano. A pilota francesa tomou 20s de punição por ignorar a bandeira quadriculada na corrida 2, realizada neste sábado (9), e continuar em plena aceleração após cruzar a linha de chegada.
Doriane só parou quando, ao passar novamente pela reta principal em alta velocidade, a direção de prova optou por acionar a bandeira vermelha. Pelo rádio, o engenheiro perguntou atônito: "Doriane, o que você está fazendo? É a bandeira quadriculada!". A jovem, então, respondeu com um "você não me avisou". Depois, às colegas de pódio, disse que teve uma falha no rádio.
A situação, no entanto, não passou despercebida pelos comissários, que decidiram punir Pin com um drive-through, que é a passagem pelos boxes. Quando tal sanção é aplicada após a prova, é convertida em um acrescimento de 20s ao tempo final do piloto.
A integrante da academia da Mercedes caiu para a nona posição. Quem levou a melhor na confusão causada por Doriane foi Abbi Pulling, que herdou a vitória e deixou a rodada na liderança da competição. Maya Weug subiu para segundo, com Nerea Martí indo ao pódio em terceiro.
Outras punições também foram aplicadas. Amna Al Qubaisi tomou 5s por sair da pista e ganhar vantagem quando disputava posição com a brasileira Aurelia Nobels. A pilota que compete com as cores da RB caiu para oitavo com o resultado.
Por fim, Lola Lovinfosse tomou cinco posições no grid da próxima corrida em que participar após colisão com Lia Block na curva 1. Nobels abandonou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!