WEC volta ao Brasil e anuncia calendário de 2024 com retorno das 6 Horas de São Paulo

Após 10 anos de ausência no WEC, o circuito de Interlagos vai voltar a receber uma etapa do campeonato mundial de endurance

FERRARI NO HOLOFOTE: ACABOU OU AINDA DÁ PARA REAGIR NA F1 2023? | WGP

O WEC anunciou, na manhã desta sexta-feira (9), o retorno das 6 Horas de São Paulo ao calendário do na temporada 2024. Às vésperas da 100ª edição das 24 Horas de Le Mans, que tem início no próximo sábado e já formou grid de largada, a categoria confirmou o retorno de Interlagos e colocou fim numa espera de 10 anos sem que o Brasil estivesse nos quadros. Confirmação do calendário veio após confirmação do Conselho Mundial da FIA, realizado de maneira remota.

As 6 Horas de São Paulo estão previstas para acontecer em 14 de julho de 2024 e vão marcar o início do trecho fora da Europa do Mundial de Endurance. A prova em São Paulo vai substituir as 6 Horas de Portimão, realizada em Portugal, que recebeu a segunda etapa do campeonato nesta temporada.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Antonio Fuoco cravou a pole em Le Mans (Foto: LAT Images)

No evento que oficializou o retorno do Brasil ao calendário do Endurance em 2024, o presidente da Comissão de Endurance da FIA, Richard Mille, exaltou o crescimento da categoria em todo o mundo. "A evolução do calendário do Mundial de Endurance nas últimas temporadas prova que a principal categoria de corridas de resistência no mundo está numa trajetória ascendente", afirmou. "O calendário de 2024 oferece uma ótima mistura de circuitos bem estabelecidos e locais novos para o Mundial", seguiu, na ocasião do anúncio do retorno do Brasil.

Além do retorno das 6 Horas de São Paulo, o Conselho Mundial da FIA também chancelou a saída das 1.000 Milhas de Sebring do Mundial de Endurance. A prova realizada na Flórida, nos EUA, será substituída pelos 1.812 km do Catar, marcada para o Circuito de Losail, também casa das sessões de pré-temporada, nos dias 24 e 25 de fevereiro. Será, desta forma, a etapa de abertura da temporada 2024, agendada para o dia 2 de março.

A outra novidade para o calendário do próximo ano é a inclusão das 6 Horas de Ímola, que vai substituir as 6 Horas de Monza. O motivo da mudança é que o Autódromo Nacional de Monza estará em processo de obras no início de 2024. A prova em Imola vai acontecer no dia 21 de abril.

Neste final de semana, o Mundial de Endurance está no circuito de Sarthe para a disputa da 100ª edição das 24 Horas de Le Mans. Depois de 50 anos, a Ferrari vai largar na pole da corrida que forma a tríplice coroa do automobilismo ao lado do GP de Mônaco de Fórmula 1 e da Indy 500. O GRANDE PRÊMIO acompanha a tradicional prova.

SAIBA MAIS
+
Quais os horários da edição que marca centenário das 24 Horas de Le Mans
+ História em 100 anos: quem são os maiores vencedores das 24 Horas de Le Mans
+ 23 participações, 4 vitórias: o quinteto brasileiro nas 24 Horas de Le Mans de 2023
+
24h de Le Mans vive centenário com Toyota dominante e classe dos hipercarros lotada