WEC decide descontinuar e encerra campeonato da classe LMP2 a partir de 2024

Desde 2012 no WEC, classe LMP2 não continuará no campeonato regular a partir da temporada 2024 da maior categoria de endurance do mundo

F2 E F3 PAGAM POR ‘ORIENTALIZAÇÃO’ DA F1, E ISSO É PREOCUPANTE | GP ÀS 10

Além de oficializar a volta das 6 Horas de São Paulo ao calendário 2024, o WEC também anunciou, após a reunião do Conselho Mundial da FIA, realizado nesta sexta-feira (9), a decisão de descontinuar a classe LMP2 no Mundial de Endurance a partir do próximo ano. Apesar de ficar de fora da disputa regular do campeonato, a classe vai permanecer no grid da 24 Horas de Le Mans em 2024.

Com o lançamento do hipercarro da Alpine somada as possíveis chegadas da Lamborghini e BMW na principal classe do WEC, bem como da marca italiana de carros luxos, Isotta Fraschini, a classe Hipercarros tende a contar com até 20 carros em seu grid em 2024. A maior procura das montadoras nos hipercarros influenciou na saída da LMP2 do WEC.

[relacionadas]

“É uma categoria muito importante para nós, mas temos que tomar decisões”, afirmou o presidente da Automobile Club de l'Ouest (Associação Francesa de Automobilistas), Pierre Fillon.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O novo hipercarro da Alpine para temporada 2024 do WEC (Foto: Alpine)

Por outro lado, o mandatário francês também confirmou que a LMP2 segue em Le Mans. “Haverá pelo menos 15 vagas para carros LMP2 em Le Mans”, revelou. A entidade garantiu também a continuidade da classe LMGT3 na categoria. Desta maneira, mantém a chance de contar com carros da classe advindos de outras categorias. A United Autosports, por exemplo, já anunciou que vai se mudar do WEC para o IMSA em 2024 para permanecer na classe LMP2.

CEO do WEC, Frédéric Lequien, acrescentou que a mudança significará mais vagas no grid em Le Mans para os LMP2 que competem na European Le Mans Series. “É importante dizer que não estamos ignorando os LMP2. A categoria continuará sendo a classe principal nas séries European e Asian Le Mans", garantiu Lequien.

Piloto da equipe United Autosports, Oliver Jarvis reconheceu o crescimento dos hipercarros no WEC, mas espera que a LMP2 continue sendo valorizada no cenário europeu, asiático e, até mesmo, americano do endurance. “O hipercarro está crescendo. Há um interesse incrível dos fabricantes e, com a introdução do GT3, a LMP2 simplesmente não se encaixa do ponto de vista puramente numérico”, começou o britânico.

"Todos esses carros P2 têm que ir para algum lugar. Isso significa que teremos uma Asian Le Mans maior, uma European Le Mans maior, e também que a IMSA terá um grid P2 reforçado? Eu espero que sim, porque, pelo preço e pelo orçamento, não acredito que exista uma classe melhor no momento", completou.

Edição centenária da 24 Horas de Le Mans acontece neste final de semana (Foto: Toyota Gazoo Racing)

Piloto da WRT, Louis Deletraz foi além e destacou que o LMP2 ORECA 07 é potente o bastante para seguir competitivo no endurance. “Se você olhar um pouco para trás no tempo, o ORECA 07 pode fazer um tempo de 3m24s aqui, o que é tão rápido quanto um hipercarro", afirmou o suíço, em entrevista à revista inglesa Autosport.

"Eu sou amigo próximo de [Hugues de Chaunac, chefe da ORECA] agora e tenho que dizer que esse carro é fantástico. Ele proporcionou muitas oportunidades para jovens pilotos, criou carreiras, trouxe pessoas para o hipercarro”, concluiu.

O WEC ainda não estabeleceu quantas vagas no grid serão reservadas para os carros LMGT3, mas foi confirmado que os fabricantes atualmente envolvidos na classe Hypercar terão prioridade. Cada montadora receberá duas vagas no grid.

Neste final de semana, o Mundial de Endurance está no circuito de Sarthe para a disputa da 91ª edição das 24 Horas de Le Mans. Depois de 50 anos, a Ferrari vai largar na pole da corrida que forma a tríplice coroa do automobilismo ao lado do GP de Mônaco de Fórmula 1 e da Indy 500. O GRANDE PRÊMIO acompanha a tradicional prova.

SAIBA MAIS
+
 Quais os horários da edição que marca centenário das 24 Horas de Le Mans
História em 100 anos: quem são os maiores vencedores das 24 Horas de Le Mans
23 participações, 4 vitórias: o quinteto brasileiro nas 24 Horas de Le Mans de 2023
+
 24h de Le Mans vive centenário com Toyota dominante e classe dos hipercarros lotada