Toyota #8 cai para sexto lugar nas 6 Horas de Monza após punição de 50s

Depois de infringir o regulamento excedendo a potência máxima do motor, o carro #8 da Toyota viu sua vantagem na liderança cair para 23 pontos após a punição

O Toyota #8, guiado por Sebastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley, sofreu uma punição de 50s após as 6 Horas de Monza, e acabou perdendo a quarta colocação obtida na etapa italiana. De acordo com um comunicado emitido pelos comissários algumas horas depois da prova, foi confirmado que o Toyota GR010 Hybrid excedeu a potência máxima do motor, estipulada pelo Balanço de Desempenho.

Segundo a direção de provas, o carro #8 infringiu a regra em diversas oportunidades ao longo da corrida. A primeira aconteceu ainda no início, no sétimo giro — em que recebeu uma advertência —, mas voltou a quebrar o regulamento na volta 190 das 200 previstas. Uma outra irregularidade foi detectada duas voltas antes de Hartley ultrapassar o Porsche 963 de Frederic Makowiecki e assumir a quarta posição.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vantagem na liderança do Toyota #8 caiu para 23 pontos após punição (Foto: WEC)

Como a penalidade foi aplicada após o fim das 6 Horas de Monza, os comissários definiram que o acréscimo de 5s subiria para 50s. Com isso, O Toyota #8 caiu de quarto para sexto, perdendo posição para a o Porsche de Makowiecki e para a Ferrari #51.

Antes penalização o carro de Buemi, Hirakawa e Hartley tinha deixado a Itália com 29 pontos de vantagem sobre Toyota #7, vice colocado. No entanto, após a alteração do resultado, a diferença baixou para 23 tentos.

O Mundial de Endurance retoma suas atividades no dia 10 de setembro com as 6 Horas de Fuji. A corrida no Japão, no entanto, pode contar com um desfalque no grid dos hipercarros, uma vez que a Glickenhaus enfrenta problemas financeiros na temporada.