Buemi larga bem e toma ponta das 24H de Le Mans. Aitken bate com carro de Derani

Demorou muito pouco para que Sébastien Buemi colocasse a Toyota #8 na dianteira, à frente das Ferrari, nas 24 Horas de Le Mans. Jack Aitken arrebentou Action Express #311, que também conta com Pipo Derani, no muro

Um acidente logo na primeira volta danificou o Cadillac #311 (Vídeo: FIA WEC)

Começou a edição do aniversário centenário das 24 Horas de Le Mans! A largada foi realizada às 11h (de Brasília, GMT-3), conforme o combinado. Num clima instável em Sarthe, a partida foi permitida e logo rendeu mudança na frente. Embora as Ferrari tenham sido a sensação da formação de grid, foi Sébastien Buemi quem tomou controle de cara e assumiu a dianteira com o Toyota #8.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

Instantes antes do horário marcado para a largada, a inspeção do circuito apontou água em partes da pista e declarou que a partida seria sob chuva, abrindo a possibilidade de mudanças de pneus e ajustes — ainda que as equipes tenham decidido que o risco era baixo e seguiram adiante de pneus slick. O tempo fechado era claro, bem como as nuvens carregadas que se apresentavam como ameaça ao menos para as primeiras horas.

E foi quase que a primeira curva já rendeu acidentes, ainda que estivesse ficado claro que a pista estava escorregadia. Mas Buemi saiu de terceiro para a dianteira, enquanto Nicklas Nielsen caiu para o segundo lugar com a Ferrari #50. Mike Conway colocou o Toyota #7 em terceiro, enquanto James Calado, que partiu em segundo, aparecia em quarto com a Ferrari #51.

Felipe Nasr é o quinto com o Porsche Penske #75. Embora uma posição abaixo da largada, era possível imaginar que não daria para segurar o Toyota de Conway. Earl Bamber (Cadillac #2), Michael Christensen (Porsche Penske #5), Paul di Resta (Peugeot #93), Laurens Vanthoor (Porsche Penske #6) e Nico Müller (Peugeot #94) formavam o top-10.

F2-2-1024x576.jpeg" alt="" class="wp-image-693574" />
Como ficou o carro de Jack Aitken e Pipo Derani após a pancada do piloto inglês (Foto: Reprodução/Twitter)

Sébastien Bourdais (Cadillac #3) foi quem largara no top-10 e caíra imediatamente, muito graças a um suave contato com Bamber que acabou tirando o francês da pista e jogando para 11º. O que não quer dizer que faltou acidente. Ainda nos primeiros instantes, Jack Aitken escapou da pista com o Action Express #311, que conta com Pipo Derani como um de seus pilotos, e deu uma baita pancada no muro. Lento na pista e soltando detritos, além de ter deixado a barreira de proteção destruída, forçou safety-car. Mark Kvamme (Inter Europol #32) foi outro a escapar e ficar na brita, precisando de ajuda para seguir em frente.

Já na LMP2, Paul Loup Chatin liderava com o IDEC Sport #48, seguido por Daniil Kvyat (Prema #63) e Robert Kubica (WRT #63). Pietro Fittipaldi, que largara com o JOTA #28, aparecia na quarta colocação. André Negrão também estava na Alpine #35, mas aparecia somente em 16º.

Pelos lados da LMGTE-Am, Nicky Catsburg controlava a situação com o Corvette #33. Davide Rigon (AF Corse #54) e Charlie Eastwood (Ort By #25) eram segundo e terceiro, logo à frente de Daniel Serra, com o Kessel #57.

O GRANDE PRÊMIO acompanha as 24 Horas de Le Mans com boletins especiais ao longo de sábado e domingo.

SAIBA MAIS
+ WEC volta ao Brasil e anuncia calendário de 2024 com retorno das 6 Horas de São Paulo

+ São Paulo exalta retorno do WEC em 2024 e projeta “movimentar R$ 250 milhões”

Estrela da NBA, LeBron James autorizou a largada para as 24 Horas de Le Mans, que viu um início dos mais tumultuados (Foto: FIA WEC)