Hirakawa dá no muro com Toyota e abre caminho para vitória da Ferrari em Le Mans

Ryō Hirakawa praticamente sepultou as chances de vitória da Toyota nas 24 Horas de Le Mans ao escorregar e dar no muro com menos de 2 horas para o fim da prova. O time até voltou para a disputa, mas quase 1 volta atrás da líder, a Ferrari #51

A série de cinco vitórias seguidas da Toyota nas 24 Horas de Le Mans está correndo sérios riscos. Na manhã deste domingo (11), já na reta final da edição 2023, com menos de duas horas para o fim, Ryō Hirakawa perdeu o controle, escorregou e foi de frente no muro. O japonês até voltou para a pista, levou o carro para reparos, mas voltou quase 1 volta atrás da líder Ferrari.

A verdade é que a Toyota não pareceu verdadeiramente favorita em quase momento algum das 24 Horas de Le Mans, com Ferrari e até Porsche tendo mais momentos na dianteira que os japoneses. Agora, precisa de uma quebra ou um acidente da Ferrari para ter alguma chance da sexta conquista seguida.

[relacionadas]

Antes de vencer a primeira, em 2018, a Toyota convivia com uma espécie de maldição em Le Mans. É que sempre acontecia algo para a marca não triunfar por lá, até quebra na última volta já tinha rolado. 2023, então, pode ser o primeiro ano sem vitória na corrida mais tradicional do endurance mundial em meia década.

O Toyota #8 cercava a Ferrari no momento da batida (Foto: Reprodução)

Hirakawa forma trio com Sébastien Buemi e Brendon Hartley no Toyota #8, carro que levou quatro dos cinco triunfos da marca nos últimos anos. O Toyota #7 abandonou na madrugada, em acidente bem esquisito.

Com cerca de 1 hora e meia pela frente, o Ferrari #51 lidera com Antonio Giovinazzi no volante. O italiano forma trinca com Alessandro Pier Guidi e James Calado. A Toyota vem em segundo e as Cadillac #2 e #3 aparecem na sequência.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!