Quarteto de Castroneves comanda vitória da Acura nas 24h de Daytona

O Acura #60 da Meyer Shank, comandado por Helio Castroneves, Tom Blomqvist, Colin Braun e Simon Pagenaud, levou a melhor e venceu as 24 Horas de Daytona, prova que abre a temporada 2023 do IMSA

O quarteto da Meyer Shank, formado por Helio Castroneves, Tom Blomqvist, Colin Braun e Simon Pagenaud, comandou o 1-2 da Acura na classe GTD das 24 Horas de Daytona, tradicional prova do endurance que abriu a temporada 2023 do IMSA. Foi a segunda vitória consecutiva da equipe na competição e a terceira do veterano piloto brasileiro.

Pole-position da prova, Blomqvist manteve a liderança na primeira hora com o Acura, enquanto Sébastien Bourdais pulou de quarto para segundo com o Cadillac #1 da Ganassi. O brasileiro Felipe Nasr, que partiu da primeira fila, surgia em terceiro com o Porsche 963 da Penske, seguido pelo Acura #10 de Ricky Taylor.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O Acura #60 levou a melhor sobre os rivais (Foto: IMSA)

Após a primeira rodada de pit-stops, Blomqvist se manteve na ponta, agora com Taylor em segundo, trazendo Bourdais na sequência. Alex Lynn, por sua vez, pulava para o quarto lugar, com os Porsche de Nick Tandy e Nasr logo atrás, em quinto e sexto. Enquanto isso, Nick Yelloly abandonava com o BMW M Hybrid V8 #25.

Mais duas horas passadas, e foi a vez do Cadillac #1 da Ganassi assumir a liderança, agora com Renger van der Zande ao volante após o stint comandado por Bourdais, enquanto Colin Braun assumiu o lugar de Bomqvist. Os competidores ainda trocaram de posição na liderança mais uma vez ao final da sexta hora de Daytona, até que, passado o primeiro terço da prova, a Meyer Shank tomou um susto: já com Castroneves a bordo do Acura #60, o brasileiro travou as rodas traseiras e rodou na pista, mas conseguiu se manter ainda na mesma volta.

Quando deixou o carro, o quatro vezes vencedor da Indy 500 explicou que o travamento aconteceu "de forma inesperada" e garantiu que "não estava tentando fazer nada diferente". "Não tenho certeza do que aconteceu, realmente a rodada me pegou de surpresa, mas graças a Deus continuamos na volta e só tivemos de seguir [com a corrida]", salientou.

Na 15ª das 24 horas, quem apareceu na liderança foi a Porsche, com Dane Cameron ao volante, mas não por muito tempo: agora foi a vez de Pagenaud recuperar o fôlego do #60 e, depois de cair para terceiro, reassumir a ponta.

A Acura ainda viu mais uma vez a Cadillac ameaçar a vitória, mas nos 90 minutos finais, Blomqvsit reassumiu o controle do carro da Meyer Shank e conseguiu administrar a vantagem até a bandeirada. É a segunda vitória consecutiva da equipe na maior corrida de resistência dos Estados Unidos.

Filipe Albuquerque terminou em segundo com o outro Acura, mais de 1h à frente dos dois Cadillac da Ganassi, guiados por van der Zande (terceiro) e Earl Bamber (quarto). O piloto português, que dividiu o #10 da Wayne Taylor com Rick Taylor, Brendon Hartley e Louis Deletraz, conseguiu junto com os companheiros tirar uma diferença de duas voltas para os líderes, mas não houve tempo suficiente para tentar a ultrapssagem sobre Blomqvist.

Alexander Sims, da Action Express, foi mais um Cadillac no top-10, recebendo a bandeirada em quinto, a 12 voltas do vencedor. A equipe também composta por Pipo Derani e Jack Aitken lidou com problemas de suspensão que os impediram de brigar por um lugar melhor na classificação final.

O primeiro BMW apareceu em sexto: Phillip Eng, que correu ao lado do brasileiro Augusto Farfus e também Marco Wittmann e Colton Herta, a 16 voltas do #60. Eles chegaram à frente de dois carros da Porsche. Connor de Phillippi cruzou em nono com mais um carro da BMW.

Se na classe principal, a Meyer Shank teve certa tranquilidade no último stint, a disputa foi acirrada até a bandeirada na LMP2, com a diferença entre primeiro e segundo colocado sendo de apenas 0s016. Quem levou a melhor foi James Allen, com o Oreca #55, batendo o outro Oreca conduzido por Ben Hanley. Nicklas Nielsen ficou em terceiro, pouco mais de 5s atrás dos primeiros colocados.

Na GTD, a vitória ficou com o Aston Martin #27, comandado por Roman De Angelis, Marco Sorensen, Ian James e Darren Turner. Eles travaram um intenso duelo contra o Mercedes #57 da equipe Winward, mas o carro saiu de cena após Phillip Ellis bater na curva 1 — curiosamente, a mesma curva em que Lucas Auer sofreu um forte acidente nos treinos para Daytona.

O incidente abriu caminho para a dobradinha da Aston Martin, com John Potter, Andy Lally, Spencer Pumpelly e Nicki Thiim levando a Magnus ao segundo posto. O McLaren da equipe Inception ficou em terceiro.

Na GTD-Pro, o Mercedes guiado por Maro Engel ficou com a vitória ao bater o Corvette de Antonio García, terminando a 3s9 dos rivais. O Lexus #14 ficou com a terceira posição.

Na LMP3, quem levou a melhor foi a Duqueine de Anthony Mantella, Wayne Boyd, Nico Varrone e Thomas Merrill. O quarteto aproveitou o problema no câmbio do Ligier #33 e conquistou a vitória na classe.