Yelloly/De Phillippi herda vitória em Watkins Glen após punição à Porsche no IMSA

O Porsche Penkse #6 foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro, mas irregularidades técnicas constatadas na inspeção pós-corrida fizeram a BMW herdar a vitória das 6 Horas de Watkins Glen

O Porsche Penske #6, comandado por Nick Tandy e Mathieu Jaminet, foi quem cruzou a linha de chegada das 6 Horas de Watkins Glen em primeiro, mas uma punição ao final da prova por irregularidades técnicas fez o BMW #25, de Nick Yelloly e Connor De Phillippi, herdar a vitória na classe GTP. Com isso, o Cadillac #31, que tem no trio o brasileiro Pipo Derani, subiu para o segundo posto, com o Acura de Tom Blomqvist e Colin Braun em terceiro.

O carro da BMW liderava rumo a uma vitória que não acontecia na classe desde 1986, mas o Porsche conseguiu a ultrapassagem definitiva faltando apenas 6 minutos para a bandeirada. Uma volta depois, Bill Auberlen rodou com o outro BMW, da equipe Turner Motorsports, e a prova terminou sob bandeira amarela.

[relacionadas]

Só que a inspeção pós-corrida constatou que um bloco de derrapagem do carro de Tandy e Jaminet estava com a espessura menor que o permitido. Com isso, o duo foi desclassificado, elevando o BMW #25 à sua tão esperada vitória histórica.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O Porsche #6, punido por irregularidades técnicas (Foto: Penske)

A Porsche, no entanto, não se deu por satisfeita e prometeu protestar da decisão. É a segunda vez que uma equipe vencedora de uma etapa do IMSA é punida por violar o regulamento técnico. Nas 24 Horas de Daytona, o Acura da Meyer Shank — carro conduzido por Helio Castroneves — cruzou a linha de chegada em primeiro, mas a inspeção técnica também constatou manipulação dos dados de pressão dos pneus. A equipe, no entanto, foi apenas multada, mantendo a vitória.

Na LMP2, o trio formado por George Kurtz, Ben Hanley e Nolan Siegel venceu, seguido por Dwight Merriman/Ryan Dalziel/Christian Rasmussen, em segundo, e Ben Keating/Paul-Loup Chatin/Alex Quinn em terceiro — trinca de carros Oreca. Já na LMP3, o Ligier guiado pelo brasileiro Felipe Fraga junto com Gar Robinson e Josh Burdon foi quem terminou na frente. Ari Balogh/Garett Grist/Dakota Dickerson e Anthony Mantella/Wayne Boyd/Nicolás Varrone completaram o top-3.

A classe GTD teve o trio formado por Frankie Montecalvo, Aaron Telitz e Parker Thompson vencendo. Já na GDT Pro, vitória de Jack Hawksworth e Ben Barnicoat, com Daniel Serra e seu companheiro de equipe, Davide Rigon, em segundo. Antonio García e Jordan Taylor fechando os três primeiros.