McLaren anuncia entrada na classe LMGT3 do WEC a partir de 2024

Em parceria operacional com a United Autosports, McLaren anunciou sua entrada na classe LMGT3 do WEC a partir da temporada 2024. Decisão marca retorno da equipe a Le Mans

Em anúncio feito nesta sexta-feira (6), a McLaren confirmou que vai disputar a temporada 2024 do WEC na classe LMGT3. A equipe britânica, que destacou em seu anúncio a icônica Tríplice Coroa conquistada no passado — GP de Mônaco de F1, Indy 500 e 24 Horas de Le Mans —, entrará no grid em parceria com a United Autosports, campeã da temporada 2020 na LMP2.

Com o retorno a Le Mans, a equipe volta a buscar as três tradicionais vitórias, já que possui operações em andamento na Fórmula 1 e na Indy. Foi o que destacou Michael Leiters, diretor-executivo dos britânicos, que ainda fez questão de elogiar a parceria com a United — que tem Zak Brown, CEO da própria McLaren, como um de seus proprietários.

[relacionadas]

"As 24 Horas de Le Mans são uma parte intrínseca ao nosso sucesso no endurance e, em particular, à conquista da Tríplice Coroa — que é algo único para a McLaren. Selecionamos a United Autosports, com quem compartilhamos a paixão pelas corridas de endurance e pela marca McLaren, além do histórico de sucesso no esporte", destacou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Em 2023, United possui dois carros na classe LMP2 (Foto: United Autosports)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"A United comunicou ao ACO [Automobile Club de l'Ouest, que organiza anualmente as 24 Horas de Le Mans] sua intenção de inscrever duas McLaren 720S GT3 EVO no WEC 2024, e esperamos que suas entradas sejam aceitas. Estamos ansiosos para disputar corridas com nossos rivais a partir do ano que vem", finalizou.

Em 2023, a United disputa a categoria LMP2 com dois carros. O #22 tem o português Filipe Albuquerque e os ingleses Phil Hanson e Frederick Lubin, enquanto o #23 conta com os britânicos Tom Blomqvist e Oliver Jarvis, além do americano Josh Pierson.

Até aqui, a equipe conseguiu uma vitória na temporada — e com direito a 1-2: nas 6 Horas de Portimão, o carro #23 — com Giedo van der Garde no lugar de Blomqvist — levou a melhor, enquanto o #22 — que tinha Ben Hanley substituindo Albuquerque — terminou na segunda colocação.