Button vê desempenho “fenomenal” de carro da Nascar em Le Mans : “Tudo perfeito”

Pouco mais de 1s mais rápido que o LMGTE mais veloz em Le Mans, a performance do Chevrolet Camaro ZL1 foi avaliada como perfeita por Jenson Button

F2 E F3 PAGAM POR ‘ORIENTALIZAÇÃO’ DA F1, E ISSO É PREOCUPANTE | GP ÀS 10

O desempenho do carro de Nascar da equipe Hendrick na sessão de classificação para as 24 Horas de Le Mans superou as expectativas dos pilotos Jenson Button e Mike Rockenfeller. Na atividade que definiu o grid de largada para a edição do 100º aniversário do evento mais tradicional das corridas de longa duração, o Chevrolet Camaro ZL1 foi pouco mais de 1s mais rápido que o LMGTE mais veloz em Sarthe.

O carro da Nascar não participa de todo o campeonato do WEC, mas foi convidado como a versão 2023 da equipe Garage 56, que serve para incluir novidades em Le Mans, por conta do aniversário de 75 anos da Nascar. E foi surpreendentemente veloz em ritmo de volta lançada.

[relacionadas]

"Acho que progredimos muito e aqui estamos nós, classificando 1s mais rápido do que todos os carros da categoria GTE. É um esforço fenomenal de toda a equipe", exaltou Button, em entrevista à revista inglesa Autosport.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Paradas nos boxes podem ser um problema para Hendricks na 24 Horas de Le Mans (Foto: Nascar).

O campeão mundial de Fórmula 1 em 2009 destacou que a performance em Sarthe superou todas as expectativas. “Viemos aqui pensando que estaríamos no meio [do pelotão], onde estão os carros da categoria GTE com pilotos inexperientes, e poderíamos ser tão rápidos ou se não mais rápidos que eles. Mas, não esperávamos nos classificar 1s à frente do carro GTE mais veloz”, afirmou.

Empolgado com o resultado, Button não poupou palavras ao dizer que a Hendrick é uma das principais equipes que defendeu na carreira. "Tudo tem sido perfeito, todo o trabalho feito pela equipe tem sido fenomenal e eu colocaria ela entre uma das melhores equipes com as quais já corri no mundo", concluiu.

Apesar de terminar na frente na formação do grid pelas mãos de Mike Rockenfeller, o Hendrick #24 larga na última posição geral, como é combinado de antemão por quem entra em Le Mans como Garage #56. De qualquer forma, a empolgação ficou inevitável. Rockenfeller apontou que o desempenho foi amplamente superior ao registrado no simulador.

"Quando começamos com o carro da Nascar, sentimos que há muito potencial e, em seguida, o ajustamos para ficarmos mais rápidos a cada volta em Le Mans na simulação. Mas você nunca sabe até chegar à pista real", começou. "Estar aqui agora, tendo feito a classificação mais rápida do que esperávamos na simulação, deixou todos muito orgulhosos. Superamos as expectativas até agora", completou.

Apesar da performance acima da esperada na classificação, Button ressaltou que conquistar melhores resultados na corrida ou, até mesmo, concluir a prova será uma missão árdua, principalmente por causa da perda de tempo em paradas no boxes. "Teremos que trocar os freios durante a corrida, o que leva cinco minutos, quatro a mais que os outros. Isso é mais de uma volta", alertou. "Primeiro, o objetivo é terminar e, em seguida, terminar à frente dos GTs. E, se conseguirmos isso, será uma grande conquista", finalizou.

Ao lado de Button e Rockenfeller, o experiente piloto, Jimmie Johnson completa o trio da Hendrick Motorsports na 24 Horas de Le Mans. A participação do carro da Nascar na prova centenária fez parte do Garage56, projeto em parceira entre a categoria americana, a Hendrick, Chevrolet e a Goodyear.

Neste final de semana, o Mundial de Endurance está no circuito de Sarthe para a disputa da 100ª edição das 24 Horas de Le Mans. Depois de 50 anos, a Ferrari vai largar na pole da corrida que forma a tríplice coroa do automobilismo ao lado do GP de Mônaco de Fórmula 1 e da Indy 500. O GRANDE PRÊMIO acompanha a tradicional prova.

SAIBA MAIS
+
 Quais os horários da edição que marca centenário das 24 Horas de Le Mans
História em 100 anos: quem são os maiores vencedores das 24 Horas de Le Mans
23 participações, 4 vitórias: o quinteto brasileiro nas 24 Horas de Le Mans de 2023
+
 24h de Le Mans vive centenário com Toyota dominante e classe dos hipercarros lotada