Button diz que "ainda tem fome" e abre porta para ser piloto fixo de WEC e IMSA

Jenson Button disse que "com a equipe certa" consideraria participar de uma temporada do WEC e do IMSA como piloto fixo e se vê preparado para o desafio. O maior desejo do britânico é voltar a participar das 24 Horas de Le Mans com um hipercarro

O campeão mundial de Fórmula 1 em 2009 e atual integrante do projeto Garage 56, Jenson Button, não tem planos para deixar o esporte a motor. Pelo contrário, o britânico, aos 43 anos, está na mira e também aberto a receber propostas para integra alguma equipe do WEC ou do IMSA no ano que vem. A informação foi confirmada pelo piloto em entrevista ao portal Motorsport e a iniciativa passa diretamente pelo desejo de voltar a disputar as 24 Horas de Le Mans com um hipercarro.

Em junho de 2023, por meio do projeto em que está dedicado junto a Jimmie Johnson, heptacampeão da classe americana de turismo, e Mike Rockenfeller, vencedor de Le Mans em 2010, o ex-piloto da McLaren na F1 irá participar da corrida centenária da tradicional etapa de endurance com o Next Gen Chevrolet Camaro ZL1, carro utilizado na Nascar — portanto, fora do modelo de protótipo que compete na categoria, ainda que seja adaptado para a prova.

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"Esta é uma ótima maneira de voltar a Le Mans. Gostaria de correr lá em um hipercarro. Ainda tenho fome, ainda tenho preparo físico e reações. E quando você tem isso, por que não? Eu gostaria de fazer mais corridas de endurance. Para mim, elas são divertidas porque você trabalha com grandes pilotos e grandes equipes - é uma montanha-russa emocional", disse Button.

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JENSON BUTTON; WILLIAMS; F1;
Jenson Button vai participar das 24 Horas de Le Mans neste ano (Foto: The Sun/Divulgação)

Para conseguir alcançar o desejo de disputar as 24 Horas de Le Mans em um hipercarro, o britânico está disposto a participar de uma temporada completa de um campeonato de endurance. A sua preferência, no entanto, é pelo IMSA — que todo ano tem protótipos inscritos para a prova —, porque o calendário regular é realizado quase em sua totalidade nos Estados Unidos, onde o piloto atualmente mora.

"Se fosse com a equipe certa, sim, com certeza eu contemplaria oito corridas, seja WEC ou IMSA. Fiz algumas corridas do WEC quando estava no LMP1 e gostei muito. Foram corridas ótimas e também um protótipo muito divertido de pilotar. Não corri na IMSA, mas quando olho para as pistas, elas são muito diferentes. A corrida é extraordinariamente boa. Eu amo as corridas na IMSA, estaria aberto a isso. A maioria das corridas são três ou quatro horas de casa”, ponderou.

Por sua vez, Button não planeja participar de uma temporada da Nascar, mesmo estando em um projeto que envolve o Next Gen. Segundo ele, seria positivo "fazer mais algumas corridas na [Nascar] Cup Series, [mas] 38 corridas é demais".

O britânico possui uma experiência que "serviu de grande aprendizado" nas 24 Horas de Le Mans de 2018, quando competiu com BR1-AER da equipe russa SMP. A parceria com Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov teve de ser encerrada na volta 315 por conta de problemas no protótipo. Desde então, ele tem procurado equipes de endurance para integrantes e esteve próximo de assinar um acordo com a Acura e a Penske para disputar o IMSA.